
O Ministério Público do Maranhão foi um dos participantes da audiência pública “Protagonismo juvenil e ciência no Município de São Luís”, proposta pela vereadora Silvana Noely. O promotor de justiça Marco Aurélio Batista Barros representou o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, na audiência.
Ao abrir os trabalhos, a vereadora Silvana Noely ressaltou a importância de que as meninas conheçam as várias áreas do conhecimento, incentivando a sua participação e a ocupação de espaços de poder pelas mulheres. Para Silvana Noely, é necessário que se discuta a desigualdade de gênero para que se encontre soluções que garantam a inclusão das jovens em espaços de construção de conhecimento.

Em seguida, a parlamentar passou o comando dos trabalhos à jovem Ana Beatriz, da ONG Plan International, que passou a presidir a audiência pública.
Marco Aurélio Barros falou sobre a atuação do Ministério Público na defesa dos direitos da sociedade e destacou a importância de ouvir a sociedade para que a instituição possa direcionar as suas ações. O promotor de justiça também observou que cada uma das meninas podem ser protagonistas de suas próprias vidas e exercer esse papel nas comunidades onde vivem. “Cada uma de vocês pode fazer toda a diferença onde estão. Seja na família, seja na escola, seja na sociedade”, afirmou.
Ao final, foi lida e aprovada pelas estudantes presentes uma carta de intenções, que será encaminhada ao governador do Maranhão e ao prefeito de São Luís.
Além de estudantes, também participaram da audiência pública representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), organizações da sociedade civil, pesquisadores e políticos.
Redação e fotos: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)