https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

MPMA participa de homenagem à Patrulha da Maria da Penha na Assembleia Legislativa

Publicado em 17/03/2023 12:52 - Última atualização em 17/03/2023 12:52

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, participou nesta quinta-feira, 16, na Assembleia Legislativa, da sessão solene em comemoração ao 6º aniversário da Patrulha Maria da Penha da Grande Ilha.

Proposta pelo deputado Neto Evangelista, a sessão contou com a participação de autoridades públicas dos três poderes, dirigentes da Polícia Militar e integrantes da Patrulha Maria da Penha. Os trabalhos foram conduzidos pela presidente do Legislativo estadual, Iracema Vale, primeira mulher a dirigir a casa.

Procurador-geral de justiça afirmou que o MP quer a Patrulha Maria da Penha em todos os municípios do estado

O Ministério Público do Maranhão ainda foi representado pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência de Gênero (CAO-Mulher), Sandra Fagundes Garcia.

Eduardo Nicolau, ao homenagear a Polícia Militar do Maranhão pelo aniversário da Patrulha Maria da Penha, chamou atenção sobre a importância e a atualidade do trabalho de combate à violência contra a mulher. “Agredir um ser que gera vida e que coloca outro ser no mundo é algo muito triste. Mas este evento é um sinal claro de que as coisas estão mudando. E o objetivo do Ministério Público, em parceria com a Polícia Militar, é levar a Patrulha da Maria da Penha para todos os municípios maranhenses. Só quem vai ganhar com isso é a sociedade, especialmente, as mulheres do nosso estado”, destacou.

PGJ, a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, a coordenadora do CAO-Mulher, Sandra Fagundes e outras autoridades

A promotora de justiça Sandra Garcia também ressaltou a efetividade do trabalho da Patrulha Maria da Penha. Em junho de 2022 existiam somente oito  patrulhas no Maranhão. “Firmamos então uma parceria entre Ministério Público e Polícia Militar para aumentarmos esse número. Por meio de tratativas  do nosso Centro de Apoio da Mulher e Comando Geral da PM, em dezembro passado, já tínhamos 18 patrulhas Maria da Penha ativas no estado”, relatou.

Para o primeiro semestre de 2023, estão previstas mais cinco implantações de unidades da patrulha. “São mais de 44 mil vítimas acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha que não sofreram feminicídio. É um instrumento que não só funciona como salva vidas”, comentou a promotora de justiça.

Redação e fotos: CCOM-MPMA