
Foi inaugurada na tarde desta quarta-feira, 22, em Caxias, a primeira Promotoria de Justiça Distrital da Cidadania instalada no interior do Maranhão. O prédio foi a primeira sede do Ministério Público do Maranhão no município e fica na Av. General Sampaio, nº 18, Morro do Alecrim.
O imóvel, localizado em terreno de 228,17 m² com 98,40m² de área construída, conta com recepção, área de atendimento, banheiro acessível, área de circulação, gabinete com banheiro, cozinha e área de serviço. A reforma da unidade custou R$ 339.166,50.
O promotor de justiça Rodrigo Vasconcelos Ferro, diretor das Promotorias de Justiça de Caxias, lembrou de ter acompanhado todo o processo de instalação da Promotoria Distrital, desde a sua concepção até a inauguração. Para ele, a nova unidade é mais um passo para garantir maior proximidade com a população.

“Não haveria local mais adequado para esta Promotoria Distrital da Cidadania. Neste local, um dos mais altos da cidade, ainda estão fincadas as ruínas daquele que foi o palco de duas das maiores batalhas do município: a da independência e a da Balaiada, esta última a mais completa manifestação dos maranhenses contra injustiças e desigualdades sociais”, afirmou o promotor de justiça.
O vice-presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Reinaldo Campos Castro Júnior, falou sobre a evolução do Ministério Público ao longo dos anos, atuando na defesa da ordem democrática e dialogando com as demais instituições para garantir o apoio ao povo.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, observou que, com o crescimento da cidade, a inauguração da Promotoria Distrital é importante para os moradores, em especial daquela região do município, que ganham maior facilidade de acesso ao Ministério Público. “Que possamos utilizar esta casa na defesa de todo o povo caxiense”, reforçou.
O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, afirmou que a nova Promotoria é voltada para as pessoas mais carentes, sem recursos para se deslocar até a Cidade Judiciária para reclamar os seus direitos. “O que eu desejo é que todos sejam atendidos, que todos saiam com seus problemas resolvidos”. Eduardo Nicolau também ofereceu o espaço para o atendimento das mulheres em situação de vulnerabilidade enquanto o município de Caxias não contar com uma Casa da Mulher.

A solenidade contou com representantes do Poder Judiciário, Câmara de Vereadores, Defensoria Pública Estadual, OAB, conselheiros de direitos e tutelares, sociedade civil e moradores de Caxias.
O subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Danilo José de Castro Ferreira e a chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, Thereza Ribeiro de La Iglesia prestigiaram a solenidade. Os promotores de justiça de Caxias Ana Cláudia Cruz dos Anjos, Francisco de Assis da Silva Júnior, Tharles Cunha Rodrigues Alves e Vicente Gildásio Leite Júnior também participaram da cerimônia de inauguração.
Redação e fotos: (CCOM-MPMA)