https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – MPMA participa de reunião do Sistema Nacional de Alternativas Penais

Publicado em 21/08/2023 14:40 - Última atualização em 21/08/2023 14:40

Eduardo Nicolau destacou os avanços do sistema prisional maranhense

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, participou nesta segunda-feira, 21, do encontro regionalizado do Sistema Nacional de Alternativas Penais (SINAPE), promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (Seap), em São Luís, e reuniu autoridades do sistema de justiça e que atuam na execução penal na Região Nordeste.

O objetivo é apresentar a proposta do anteprojeto de lei do SINAPE para definição de estratégias de implementação do referido sistema dentro da perspectiva de integração e articulação com os órgãos envolvidos na aplicação e execução das alternativas penais.

A diretora de Cidadania e Alternativas Penais do Ministério da Justiça, Mayesse Parizi, destacou que o Brasil possui uma das maiores taxas de encarceramento do mundo e que esse quadro suscitou a necessidade de promover laços restaurativos.

Eduardo Nicolau lembrou a situação da década de 1980, quando o sistema penitenciário maranhense apresentava uma série de irregularidades e o Ministério Público recebia denúncias sobre torturas aos presos que nem sempre podiam ser comprovadas nas inspeções. “Houve uma evolução no sistema carcerário. Falar em penas alternativas significa promover a dignidade do ser humano. ”

O secretário nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco, afirmou a necessidade de modernização do plano nacional de alternativas penas. “No Brasil, temos 648 mil presos e as alternativas penais são feitas de 27 formas diferentes em nosso país. A gente quer sistematizar e regularizar os instrumentos de aferição”.

Encontro da Região Nordeste foi sediado no Maranhão

Na avaliação do secretário estadual de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, os encontros regionais foram pensados para ouvir os estados e sistematizar uma forma única de aplicação nas alternativas penais. “É preciso fechar uma norma única para que nós possamos avançar e ter a devida aplicabilidade para fechar o ciclo da execução penal”.

Após a abertura da atividade, a programação teve seguimento com as mesas “Políticas de Alternativas Penais como medida de responsabilização penal e enfrentamento ao superencarceramento”, com o juiz de direito Fernando Mendonça; e a apresentação do SINAPE com o coordenador da Política de Alternativas Penais do Ceará, Elvon Alves Gurgel e com a diretora de Cidadania e Alternativas Penais, Mayesse Parizi.

O encontro regional contou, ainda, com representantes do Poder Judiciário, Defensoria Pública Estadual e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Redação e fotos: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)