Bem-estar no ambiente de trabalho é o tema do evento

Foi realizado pelo Ministério Público do Maranhão nesta segunda-feira, 13, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, o I Seminário de Gestão de Pessoas, com o tema “Construindo caminhos para o bem-estar no ambiente de trabalho!”.Com a presença de servidores e membros do MPMA de todo o estado, a programação contou com palestras e apresentações culturais.
Na abertura, o Coral Vozes do MP interpretou canções da música popular brasileira.

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, afirmou que sempre foi uma das metas de sua gestão o cuidado com o bem-estar das pessoas. “Em toda minha carreira como membro do Ministério Público, eu me preocupei em valorizar aqueles que auxiliam nossas funções. Agora, como chefe da instituição procuro intensificar esse olhar, apoiando e incentivando eventos como este seminário, na perspectiva de proporcionar aos nossos servidores melhores condições de trabalho”.

A subprocurador-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Costa Leite, elogiou o empenho da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) na organização do seminário e ressaltou a importância da temática abordada. “O local onde desempenhamos nossas funções como servidores públicos deve ser de harmonia, bem-estar e qualidade de vida, que proporcione saúde e segurança para todos. Assim teremos profissionais mais motivados, cujo reflexo será maior produtividade e eficiência no serviços prestados à sociedade”, ressaltou.
Também compuseram a mesa de abertura do seminário o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Danilo de Castro Ferreira, e a corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho, que destacaram a atualidade do tema discutido no evento.

A coordenadora de Gestão de Pessoas do MPMA, Maria de Fátima Moraes, declarou sua satisfação pela realização do seminário, que faz parte do Planejamento Estratégico da instituição, e afirmou que o setor busca efetivar ações que valorizem as pessoas. “Devemos buscar uma gestão estratégica voltada para um ambiente de trabalho saudável, que respeite as pluralidades de comportamentos e ideias e reverbere em nossas atividades de bem servir ao público”.
PALESTRAS

A psicóloga clínica e pedagoga Rogener Almeida Santos, que tem doutorado e pós-doutorado em Psicologia Social, ministrou palestra sobre o tema “Fatores protetivos para o bem-estar: trabalho e sentido de vida”. A palestrante fez referências à teoria do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, que trabalha com o conceito de sociedade do cansaço, na qual o ritmo de trabalho é muito sufocante e limita a liberdade das pessoas, gerando problemas como depressão, transtornos de ansiedade. “Ele diz que as próprias pessoas se exploram, assimilando um conceito de produtividade, que não é sustentável, ‘otimizando-se para a morte’, citou.
A psicóloga elencou fatores protetivos no trabalho que podem colaborar para um ambiente laboral saudável, entre os quais uma carga de trabalho adequada, equilíbrio entre vida pessoal e laboral, acesso a recurso e formação, políticas organizacionais saudáveis, reconhecimento e recompensa.

Na sequência das palestras, o psicólogo Rômulo Travassos da Silva e pró-reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tratou do “Desenvolvimento de carreira e competências profissionais”.
Ele enfocou os conceitos de competência nas perspectivas europeia, norte-americana e sulamericana. Também discorreu acerca das competências socioemocionais no contexto do trabalho.

O Seminário também contou com a realização da III Mostra de Talentos da instituição, com apresentações artísticas de membros e servidores. Ao final da programação no período da manhã, a corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho, fez uma breve apresentação ao piano da nona sinfonia de Beethoven.
TURNO DA TARDE
Além de apresentações da III Mostra de Talentos da instituição, fizeram parte do seminário, no turno da tarde, as palestras “Burnout, sofrimento psíquico e a patologização do trabalho, com o psicanalista Wilson Moura, e “Gestão de pessoas no Ministério Público do maranhão: contexto atual e propostas inovadoras”, proferida pelo sociólogo Carlos Oscar Aguieiras Lopes e pela pela bacharel em Direito Andressa Melo Amancio Ferreira.
Redação e fotos: CCOM-MPMA