
O Ministério Público do Maranhão esteve representado no lançamento do livro “Aspectos Metodológicos da Pesquisa em Direito – fundamentos epistemológicos para o trabalho científico”, realizado nesta segunda-feira, 20, no Hotel Blue Tree, no Calhau, em São Luís.
O promotor de justiça Cláudio Guimarães, um dos organizadores da obra, e a corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho, participaram do evento. Ambos, juntamente com os promotores de justiça Cássius Chai e Antônio Coêlho Soares Júnior também são autores de artigos no livro. A apresentação do livro foi feita pelo promotor de justiça Paulo Roberto Ramos, que é o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Ufma.
O trabalho, que foi organizado e coordenado por professores dos programas de mestrado da Universidade Ceuma (UniCeuma) e da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), reúne 24 artigos científicos produzidos pelos alunos da disciplina Metodologia da Pesquisa em Direito, em parceria com professores-doutores das referidas instituições de ensino.
A corregedora-geral é co-autora do trabalho intitulado “Metodologia e Epistemologia Dialética: pesquisa na criminologia crítica”, escrito em conjunto com Márcio Aleandro Teixeira, Marcio dos Santos Rabelo e Diego Costa Oliveira.

Cláudio Guimarães é autor de dois artigos: “Pesquisa Empírica em Direito e seus Desafios no Brasil”; e “A Metodologia da Pesquisa no Direito: a análise decisória aplicada à gestão de precedentes judiciais”.
Para Cláudio Guimarães, a obra, que foi publicada pela Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma), traz reflexões importantes sobre questões metodológicas e epistemológicas no ensino do direito. “É muito importante que os futuros mestres e doutores adquiram esse instrumental nos cursos de pós-graduação, para que saiam habilitados a atuar como pesquisadores ou professores”, destacou.
Themis Pacheco de Carvalho também ressaltou a importância da publicação. “O livro é muito importante para a construção do pensamento, porque a universidade é o celeiro das novas ideias”.
Redação: CCOM-MPMA