https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – Centro Cultural do MPMA comemora cinco anos

Publicado em 06/12/2023 14:18 - Última atualização em 06/12/2023 14:18

Foi realizada na tarde desta terça-feira, 5, a cerimônia de comemoração pelos cinco anos do Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão (CCMP), localizado no Centro de São Luís. Na ocasião, foram abertas as exposições “Caçador de Mim”, do artista plástico Éder Luna, e “IBI/AYE – Lugar/Existência”, do escultor Jean Charles.

A programação foi iniciada com a exibição de um vídeo sobre a história do Centro Cultural, seguido de uma apresentação do Coral Vozes do MP. O curador do CCMP, Francisco Colombo Lobo, afirmou que todos os objetivos traçados para o espaço foram alcançados. “O Centro Cultural do MP virou uma referência, um espaço de exercício da democracia, que congrega todas as diferenças, um espaço de preservação de direitos e, acima de tudo, da arte e da cultura”. Francisco Colombo ressaltou a importância dos artistas que expuseram no espaço ao longo de cinco anos e fez uma breve apresentação sobre as exposições que estavam sendo abertas.

Coral Vozes do MP se apresentou na solenidade

O artista visual Éder Luna afirmou que é artista desde a infância, relembrando que em toda a sua história a arte sempre esteve presente, já tendo passado pelo teatro, pelo canto coral até se encontrar nas artes plásticas. “Essa arte pulsa, a arte preta, a arte cabocla, a arte de onde eu vim, da beira do Rio Mearim”, destacou o artista originário do município de Pedreiras.

Em sua primeira exposição individual, Éder Luna também ressaltou a influência da sua religiosidade na arte que desenvolve. Frequentador da Casa Fanti Ashanti, o artista disse ser filho de um orixá, Logun Edé, que rege a arte, a beleza, o encanto e também é conhecido como um caçador, daí o nome da exposição, “Caçador de mim”. “Eu sou um caçador, filho do caçador e um artista que sempre busca, que está inquieto, que tira das tripas aquilo que é mais belo”, explicou.

O escultor Jean Charles agradeceu aos presentes e à equipe do Centro Cultural do MPMA pelo apoio para a realização da exposição. O artista também citou grandes artistas com os quais aprendeu e reforçou a importância da influência africana e da ancestralidade. “A arte é 100% espiritual”, enfatizou.

O diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Ministério Público do Maranhão, Ednarg Fernandes Marques, lembrou que a instituição passou por uma correição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para conhecer boas práticas desenvolvidas. E uma delas foi o Centro Cultural.

“O Centro Cultural não é um lugar, é um projeto social do Ministério Público. Os resultados que o Centro Cultural apresentou impressionaram o Conselho Nacional porque um dos resultados para aferir a resolutividade é a resposta social, aquilo que é feito para que se resolvam problemas sociais, o retorno que se dá à sociedade. O Centro Cultural acolhe artistas de renome internacional e também aquele que está começando”.

O promotor de justiça lembrou que o direito à cultura é fundamental e precisa ser defendido pelo Ministério Público. De acordo com Ednarg Marques, mais do que isso, o CCMP fomenta a produção cultural. “Por meio da cultura você discute políticas públicas e sociais, assegura direitos, o exercício da cidadania e, mais que tudo, assegura a cidadania”, observou.

Representando o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Danilo José de Castro Ferreira, afirmou que nenhuma instituição pode existir sem memória, cultura e arte, aspectos que o Centro Cultural do MPMA representa muito bem.

Danilo Castro também enfatizou o apoio da Administração Superior da instituição às ações desenvolvidas no espaço, ressaltando o trabalho desenvolvido pela pequena equipe. “Nós estaremos sempre atentos aos anseios da sociedade. O Ministério Público vai sempre buscar a vontade do povo, suas manifestações, por meio das criações de nossos artistas”, finalizou.

O subprocurador-geral de justiça também recebeu o certificado de “Amigo do Centro Cultural”, representando os agraciados que receberão o reconhecimento posteriormente.

Subprocurador-geral recebeu certificado em nome do procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau

Também compuseram o dispositivo de honra da solenidade a chefe de gabinete do procurador-geral de justiça, Thereza Muniz de La Iglesia, e a servidora Raimunda Amada Braga, que está em processo de aposentadoria da instituição e, na oportunidade, foi homenageada.

EXPOSIÇÕES

As mostras “Caçador de Mim” e “IBI/AYE – Lugar/Existência” ficam em cartaz no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão até o dia 30 de janeiro. A exposição “Caçador de Mim” é composta de 19 quadros, nas técnicas pintura sobre tela e sobre papel. Já “IBI/AYE – Lugar/Existência”, de Jean Charles, apresenta 22 trabalhos, entre esculturas e máscaras, sendo oito módulos e 14 penduráveis.

Redação: CCOM-MPMA