
Foi realizada nesta quarta-feira, 5, na sede recreativa da Guarda Municipal de Timon, a aula inaugural do “Projeto desenvolvendo pessoas através do esporte IV: modalidade judô”. A iniciativa será desenvolvida no imóvel destinado ao poder público municipal após operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).
O projeto beneficiará 80 crianças, com idades entre 7 e 17 anos, e conta com apoio do Banco do Brasil. Para o promotor de justiça Francisco Fernando Morais Meneses Filho, integrante do Gaeco, o projeto representa uma retomada de um espaço utilizado por organizações criminosas em benefício da sociedade. Para ele, o projeto tem o potencial de envolver a comunidade em uma nova perspectiva de vida.
A arena da Guarda Municipal foi destinada ao Município de Timon a pedido do MPMA, no âmbito da Operação Mormaço, que desarticulou uma quadrilha com atuação interestadual. Três imóveis que pertenciam à facção e ficam localizados no Parque Alvorada passaram a ter uso social, após determinação da Justiça.
A destinação das propriedades ao Município foi efetivada em 2023. O Poder Judiciário condicionou o uso à prévia vistoria e assinatura de termo de compromisso, tratando da conservação das edificações e dos bens móveis nelas existentes.
Onde antes existia a Arena Esportiva Placar passou a funcionar a Guarda Civil Municipal. No imóvel, foi instalado um posto avançado do órgão, que desenvolve atividades relativas à capacitação dos agentes. E agora terá suas ações ampliadas com o funcionamento do projeto de judô.
Redação: CCOM-MPMA