https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – PGJ discute parcerias institucionais com Emap e Uema

Publicado em 10/03/2025 14:03 - Última atualização em 10/03/2025 14:03

MPMA, Emap e UEMA discutiram parcerias

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 10, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, discutiu a celebração de parcerias institucionais com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Participaram da reunião o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão do MPMA, Fábio Henrique Meirelles Mendes, e o assessor da PGJ, Reginaldo Júnior Carvalho.

A gerente de Compliance da Emap, Teresa Nina, acompanhada da equipe técnica da empresa, iniciou o diálogo com o Ministério Público para um projeto de parceria técnico-acadêmica para fomentar o debate sobre compliance e integridade. Ela ressaltou a importância do tema e destacou que 2025 é o ano do ESG (Environmental, Social and Governance, em português: Ambiental, Social e Governança), conjunto de padrões e práticas que avaliam a sustentabilidade, a responsabilidade social e a gestão de uma empresa.

Também participou do encontro o diretor do curso de Direito da UEMA, Hugo Assis Passos. O professor destacou a atuação do curso em 10 municípios maranhenses, destacando que é o maior projeto de ensino jurídico no estado. Hugo Passos também enfatizou o interesse da universidade em atuar em conjunto com o Ministério Público do Maranhão.

Projetos de atuação conjunta serão elaborados

Danilo de Castro afirmou que tem todo o interesse em firmar parcerias que tragam resultados efetivos para a população do Maranhão. O chefe do MPMA encaminhou imediatamente a proposta apresentada pela Emap para que seja analisada pela sua assessoria. “Vamos verificar esse documento com a maior brevidade, para assinarmos e efetivarmos ações concretas em benefício de nosso estado”, garantiu.

O procurador-geral de justiça também reforçou o interesse em atuar em conjunto com o curso de Direito da UEMA, assim como já há outras parcerias com a Universidade Estadual do Maranhão em outras áreas. Questões como a possibilidade de estágios e residência para os estudantes, na capital e interior do estado, já estão sendo discutidas entre as instituições.

Redação: CCOM-MPMA