https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – Presidente da Ampem lança livro de poesia na PGJ

Publicado em 27/05/2025 10:22 - Última atualização em 27/05/2025 10:23

Livro de poemas possui cunho psicanalítico

Foi realizado nesta segunda-feira, 26, em São Luís, no Espaço de Artes Márcia Sandes, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, o lançamento do livro de poesia Vertigem, do promotor de justiça e presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Carlos Augusto Soares, que também é psicanalista.

Participaram da solenidade, membros e servidores da instituição, entre os quais a ouvidora do MPMA, o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Orfileno Bezerra Neto;  a ouvidora do MPMA, Sandra Elouf; o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Ednarg Marques, o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Fábio Meirelles Mendes. Estiveram presente ainda familiares do autor.

Carlos Augusto Soares autografou o livro na PGJ

Primeiro livro de poesias de Carlos Augusto Soares, Vertigem, conforme ele mesmo diz, “nasceu da imposição de traduzir, para mim, primeiramente, e para os outros, as inquietações que estão dentro da gente e que muitas vezes a gente não se dá conta. Vertigem é exatamente essa viagem. Você se lançar na viagem da vida, saber se angustiar, andar na beira do precipício, mas se você olhar muito para o precipício, ele vai olhar de volta para você”, revelou.

Os temas abordados são mais de cunho psicológico. “Eu diria que é uma poesia psicanalítica, por natureza. Por isso que eu digo que é o encontro com o mais íntimo e o mais desconhecido. Porque aquilo que é mais íntimo de nós é exatamente aquilo que a gente menos conhece, porque está tão lá dentro, tão escondido dentro de nós, que nós nunca percebemos, nunca encontramos”, acrescenta.

Carlos Augusto Soares e Danilo de Castro no lançamento

Na solenidade de lançamento, o diretor da Escola Superior do Ministério Público, José Ribamar Sanches Prazeres, parabenizou Carlos Augusto pela obra lançada e também anunciou o projeto da ESMP de bancar a publicação de trabalhos de membros da instituição. “Todo e qualquer colega que deseje publicar uma obra sua, principalmente aquelas voltadas para a atividade do Ministério Público, a escola vai viabilizar. Isso é um projeto de comum acordo entre a escola e o nosso procurador-geral de Justiça”, informou.

O procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, também enalteceu o trabalho do presidente da Ampem, cumprimentou os colegas e familiares dele e reafirmou o compromisso da administração superior do MPMA em apoiar outras atividades dos membros da instituição, além dos trabalhos ministeriais. “Não é todo dia que a gente tem um colega fazendo o lançamento de livro de poesia. Por isso, é muito salutar apoiar essas iniciativas, principalmente, porque é uma obra que se dispõe a refletir sobre as questões emocionais, a saúde mental, que são bastante complexas. Assim se oportuniza o sabor de ter uma leitura dessa e viajar nas letras do nosso querido Carlos Augusto”, destacou.

Redação e fotos: CCOM-MPMA