https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – MPMA promove nova turma de grupo reflexivo para homens

Publicado em 25/07/2025 17:08 - Última atualização em 25/07/2025 17:08

Na tarde desta quinta-feira, 25, por iniciativa da 3ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher de São Luís, foi iniciada, na sede das Promotorias de Justiça da Capital, uma nova turma de grupo reflexivo para homens. A atividade foi coordenada pela servidora Mônica Carvalho e pelas psicólogas residentes Letícia Káren e Letícia Linhares. Formam o grupo 14 homens que cumprem medidas protetivas.

O encontro teve início com uma anamnese e com a apresentação das regras de convivência, dos objetivos do grupo e das temáticas a serem abordadas nas atividades. Foi realizada, ainda, uma dinâmica para o conhecimento mais aprofundado sobre os participantes.

PROPÓSITO

O grupo reflexivo está previsto na Lei Maria da Penha, que estabelece, em casos de violência doméstica contra a mulher, que a Justiça determine o comparecimento obrigatório do agressor a programas de recuperação e reeducação.

No Ministério Público, o grupo integra o rol de medidas protetivas de urgência como uma alternativa à prisão. O objetivo é coibir a reincidência da violência doméstica por meio da conscientização do participante.

Determinada pela Justiça, a participação no grupo é obrigatória e constituída por 10 encontros, de periodicidade semanal, no auditório da sede das Promotorias de Justiça da Capital.

As atividades incluem palestras e rodas de conversa sobre temas variados relacionados à violência de gênero, como a Lei n. 11.340/06 (Lei Maria da Penha), machismo e misoginia, o uso indiscriminado de drogas, álcool e fármacos, saúde do homem, atenção plena, defesa do homem, alienação parental, pornografia na internet, mulher e mídia, comunicação não violenta, entre outros.

Todas as rodas de conversa são conduzidas por profissionais da área, com notório saber e vivência nos temas tratados, como psicólogos, assistentes sociais, bem como pesquisadores e servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão e do Ministério Público.

Redação: CCOM-MPMA