
O Ministério Público do Maranhão participou, na manhã desta terça-feira, 5, de uma reunião realizada na sede da Corregedoria do Sistema Estadual de Segurança Pública com o objetivo de discutir os principais desafios enfrentados atualmente pela Polícia Civil do estado, além de alinhar ações conjuntas, como o mutirão de inquéritos nas Delegacias da capital.
Estiveram presentes os promotores de justiça com atribuição no Controle Externo da Atividade Policial, Claudio Guimarães e José Cláudio Cabral, além de várias autoridades da cúpula da Segurança Pública, entre elas o delegado-geral de Polícia Civil, Manoel Almeida; o corregedor-geral de Segurança Pública, Nordman Ribeiro; o delegado-geral adjunto, Cristiano Moreira Fontenele Albuquerque; o superintendente de Polícia Civil do Interior (SPCI), Ricardo Pinto Aragão; o superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC), Marcos Wallace; o corregedor adjunto da Polícia Civil, Sindonis Sousa; o chefe do Departamento de Cartório, Correição e Disciplina, Jalingson Alan; e a chefe da Disciplina da Corregedoria, Ana Cláudia.
Durante a reunião, foram debatidas questões estruturais e operacionais que impactam o trabalho da Polícia Civil em todo o estado, com destaque para a necessidade de celeridade na tramitação dos inquéritos policiais e de atendimento, por parte dos delegados, às requisições ministeriais e judiciais.
Também foi debatida a Ação Civil Pública interposta pelas Promotorias de Controle Externo da Atividade Policial para que o Poder Executivo dê o provimento de cargos de Delegados, Escrivães e Investigadores de Polícia Civil, entre outros pontos. Foi discutido, ainda, o atual sistema de plantões nas Delegacias de Polícia.
A atuação conjunta entre o Ministério Público e os órgãos da Segurança Pública foi destacada como essencial para o fortalecimento das instituições e para garantir respostas mais eficientes à sociedade. Os promotores de Justiça reforçaram o compromisso do MPMA com o acompanhamento da atividade policial e com a busca por soluções que assegurem o pleno funcionamento do sistema de justiça criminal.
Ao final do encontro, os participantes firmaram o compromisso de manter o diálogo constante e avançar nas pautas discutidas, com novas reuniões já previstas para acompanhamento das ações em curso.
Redação: CCOM-MPMA