
O procurador-geral de justiça em exercício, Orfileno Bezerra Neto, recebeu na manhã desta quinta-feira, 18, uma comitiva do Ministério Público do Mato Grosso para discutir o início da implantação do SIMP 4 pelo Ministério Público do Maranhão. A equipe do MPMT foi chefiada pelo promotor de justiça José Mariano de Almeida Neto, coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação.
O SIMP 4 (Sistema Integrado do Ministério Público) é integrado ao Sistema de Execução Unificado (SEEU) e tem como destaque um assistente virtual, projetado para elaborar resumos de processos, criar minutas de denúncias e oferecer um chat para facilitar a interação com os processos judiciais. O Simp engloba os módulos judicial e extrajudicial, e é uma plataforma de gestão que simplifica as rotinas e potencializa o gerenciamento.
Após cumprimentar a equipe do MPMT, o procurador-geral de justiça em exercício ressaltou a importância da parceria interinstitucional e do compartilhamento de experiências. “Somos muitos gratos a essa parceria que está contribuindo para o avanço tecnológico da nossa instituição”, afirmou.
Pelo MPMA, também estiveram presentes na reunião a chefe de gabinete da Procuradora-Geral de Justiça, Theresa Muniz de La Iglesia, a coordenadora de Modernização e Tecnologia da Informação, Nayana Sobral, além de servidores das duas instituições.
E-CONTROL

Além da utilização pelo MPMA do sistema SIMP, a parceria entre as duas instituições abrange também o acordo de cooperação técnica para a cessão gratuita do software E-Control, desenvolvido pelo MP do Maranhão, ao MPMT. Este sistema tem como objetivo dar suporte às correições realizadas pela Corregedoria-Geral do MPMA nas Promotorias de Justiça, que está sendo utilizado pelo Ministério Público de Mato Grosso.
O sistema foi desenvolvido para dar suporte às correições realizadas pela Corregedoria-Geral do MPMA nas Promotorias de Justiça. O E-Control facilita a coleta de informações nas unidades de execução e disponibiliza dados estatísticos relativos às atividades dos membros registradas no SIMP.
À tarde, uma reunião no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) discutiu a integração entre o sistema do Ministério Público e o Processo Judicial Eletrônico (PJE) eleitoral.

Redação: (CCOM-MPMA)