
A procuradora de justiça aposentada e ex-procuradora-geral de justiça, Elimar Figueiredo, foi a grande homenageada no XV Congresso Estadual do Ministério Público do Maranhão. Ela participou, nesta quinta-feira, 11, da mesa de diálogo “Ministério Público e 40 anos de redemocratização” ao lado do procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, e da corregedora-geral do MPMA, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro.

A homenagem foi iniciada com um vídeo institucional narrando a trajetória da primeira procuradora-geral de justiça eleita após a Constituição de 1988. Elimar Figueiredo dedicou 42 anos de trabalho ao Ministério Público do Maranhão. Ela contou que, ao cumprimentar Danilo de Castro, pela sua nomeação como chefe do MPMA, em 2024, ouviu dele: “as portas de nosso gabinete estão abertas porque esse gabinete é seu. E isso me deixou emocionada”.

A corregedora-geral do MPMA declarou que a homenagem significa um merecido reconhecimento à primeira procuradora-geral de justiça do MPMA e do Brasil. “É um momento ímpar da nossa vida ministerial, de testemunhar e de partilhar essa reverência. Doutora Elimar sempre respirou a essência do Ministério Público, transmitindo a todos nós confiança e compromisso”, destacou.
Fátima Travassos também apresentou comentários sobre a evolução histórica e a atuação das Corregedorias do Ministério Público, especialmente da Corregedoria-Geral do MPMA.

O procurador-geral de justiça afirmou que a homenageada é reconhecida pelas novas gerações de membros do Ministério Público como alguém que lutou e defendeu a instituição, os promotores de justiça e suas prerrogativas.
“A doutora Elimar representa o esteio de uma instituição que despontava como muito importante para a sociedade, que é o Ministério Público. Vossa Excelência é exemplo de coerência, simplicidade, firmeza, competência e dedicação à instituição”, enumerou Danilo de Castro.
O chefe do MPMA declarou que a instituição cresceu e fincou suas bases na administração de Elimar Figueiredo. “Eu tomo como parâmetro, como PGJ, o seu exemplo. As bases que Vossa Excelência lançou estão firmes. Muito obrigado pelo que a senhora fez e representa para todos nós”, concluiu o procurador-geral de justiça.
Ao agradecer o reconhecimento dos seus pares, a homenageada declarou a satisfação de ainda ser lembrada aos 96 anos e receber o carinho das administrações que a sucederam. “Foram 42 anos devotados ao Ministério Público. Estou aqui inteira, gratíssima e honrada”.
A homenagem foi concluída com a apresentação do cantor Alessandro Batista.

No encerramento da programação do congresso, os participantes assistiram à comédia teatral Pão com Ovo.






Redação e fotos: CCOM-MPMA