Danilo de Castro foi escolhido para presidir o Grupo Nacional da Infância e Juventude

O procurador-geral de justiça do Ministério Público do Maranhão, Danilo de Castro, participou nesta quarta-feira, 11, da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), realizada no escritório de representação do Ministério Público do Estado da Bahia, em Brasília. O encontro foi conduzido pelo presidente do CNPG, recém-empossado, Pedro Maia Souza Marques, procurador-geral de justiça do MPBA.
Na reunião, que definiu nova configuração organizacional e elegeu a diretoria do colegiado, Danilo de Castro foi escolhido para presidir o Grupo Nacional da Infância e Juventude (COPEIJ), da área de direitos humanos.
Ao todo, foram definidos 23 grupos nacionais do Conselho, divididos em quatro eixos temáticos transversais: assuntos institucionais; direitos humanos; meio ambiente, sustentabilidade e defesa do consumidor; segurança pública.

A reorganização interna busca promover maior integração entre as áreas, aprimorar a articulação nacional e fortalecer a atuação estratégica do Ministério Público brasileiro.
De acordo com o presidente do CNPG, Pedro Maia, a nova configuração foi construída a partir do diálogo entre os membros do colegiado e preserva a trajetória histórica dos grupos temáticos. “A reorganização fortalece a atuação finalística do Ministério Público brasileiro, amplia a integração entre as áreas estratégicas e valoriza as deliberações colegiadas, garantindo maior coesão institucional”, afirmou.
Do Maranhão, igualmente participaram o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), promotor de justiça do MPMA, Tarcísio Bonfim, e o conselheiro Thiago Diaz, do Conselho Nacional do Ministério Público.
DIRETORIA
Na reunião, foi eleita a nova diretoria do colegiado. Assumem as vice-presidências regionais os procuradores-gerais Alexandre Tourinho (MPPA), Região Norte; José Paulo Cavalcanti Filho (MPPE), Região Nordeste; Rodrigo Costa (MPMT), Região Centro-Oeste; Antônio José Moreira (MPRJ), Região Sudeste; Alexandre Saltz (MPRS), Região Sul; e Clauro Roberto de Bortolli (MPM), como vice-presidente do Ministério Público da União.
Redação: CCOM-MPMA com informações do CNPG