


Teve início no último sábado, 17, a II Semana de Saúde Funcional do Ministério Público do Maranhão. O evento tem o objetivo de estimular a adoção de hábitos saudáveis e melhorar a qualidade de vida de membros e servidores da instituição. A primeira atividade desenvolvida foi um passeio ao Parque Botânico da Vale, no qual membros e servidores puderam participar com seus filhos.
Nesta segunda-feira, 19, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, foi realizada a palestra “Quando a gente gosta, é claro que a gente cuida”, ministrada pela assistente social do Tribunal Regional do Trabalho, Rosely Vieira.
A programação também inclui atendimentos médicos, nutricionais, aplicação de vacinas, aferição de glicemia e pressão arterial, além de atividades de integração. Na abertura das atividades desta segunda, a procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, falou sobre a importância da saúde dos servidores no sucesso do trabalho desempenhado pelo Ministério Público na defesa da sociedade.
“A engrenagem que movimenta esse órgão é composta por servidores e membros que precisam estar saudáveis, física e mentalmente, para atuar pelo bem dos destinatários de suas funções”, afirmou Regina Rocha. A procuradora-geral de justiça também parabenizou a todos pelo Dia do Servidor Público, comemorado no próximo dia 28, ressaltando o trabalho desenvolvido na valorização dos servidores.
PALESTRA
A primeira palestra da Semana de Saúde Funcional trouxe diversos aspectos relativos à qualidade de vida, em especial no ambiente de trabalho. De acordo com a palestrante Rosely Vieira, que é mestre em Administração e também atua como coach, a ideia de qualidade de vida está diretamente ligada à satisfação de cada um com a sua realidade.
Para Rosely Vieira, a qualidade de vida no trabalho influencia em todas as demais áreas da vida. Por isso, é importante que haja um trabalho das organizações, em busca de melhorias no ambiente laboral, englobando os aspectos biológico, psicológico e social.
A palestrante enfocou, ainda, os indicadores de qualidade de vida, autoestima e sobre o trabalho de coaching, voltado para desenvolver competências, melhorando desempenho e produtividade. Ao final, os participantes preencheram a Roda da Vida, que demonstra os níveis pessoais de satisfação com diversos aspectos da vida.
Ao final do primeiro dia do evento, o diretor-geral da Procuradoria Geral de Justiça, Luís Gonzaga Martins Coelho, falou sobre a implementação do sistema de gestão por competências no MPMA, que é uma meta da atual gestão, associada ao realinhamento do planejamento estratégico da instituição.
Também estiveram presentes a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Terezinha de Jesus Anchieta Guerreiro; a diretora da Escola Superior do Ministério Público, Ana Teresa Silva de Freitas; a chefe de gabinete da Corregedoria Geral do MPMA, Doracy Moreira Reis Santos; o promotor Emmanuel José Peres Netto Guterres Soares, assessor especial da PGJ; e os presidentes do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Maranhão (Sindsemp-MA), Valdeny Barros, e da Associação dos Funcionários da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão (Asfupema).
Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)
Fotos: Carolina Prazeres (CCOM-MPMA)