
Em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio, foram realizadas diversas ações de sensibilização e capacitação no município de Bacuri. As atividades foram parte da Campanha Faça Bonito.
A programação incluiu caminhadas nos povoados e na sede do município, envolvendo moradores e profissionais comprometidos com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Também foram realizadas atividades de capacitação, na escola Cristino Pimenta, com participação de educadores, assistentes sociais, membros do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Comitê Gestor e profissionais da saúde.
Em sua participação, o promotor de justiça, Igor Adriano Trinta Marques, apresentou dados sobre a violência sexual no Brasil e no Maranhão. Dados do anuário da segurança pública mostraram que, em 2023, houve 31.252 denúncias e 60.769 violações no Brasil. No Maranhão, foram 736 denúncias e 1.505 violações. No mesmo ano, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou 885 ações penais envolvendo os diversos crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.
Igor Marques também destacou a necessidade urgente de fortalecer a rede de proteção para enfrentar as formas cada vez mais diversificadas de violência, especialmente, as que ocorrem no ambiente virtual. Outro ponto enfatizado foi a importância da atuação conjunta para proteger as crianças e adolescentes.
Para o promotor de justiça, a Campanha Faça Bonito em Bacuri mostrou a união entre os diversos setores da sociedade e a dedicação de todos os envolvidos na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. “Este evento não apenas sensibilizou a comunidade, mas também reforçou a importância de uma rede de proteção ativa e vigilante, comprometida com a defesa dos direitos dos mais vulneráveis”, avaliou.
No encerramento das atividades de capacitação, a juíza Bruna Athayde Barros proferiu palestra, reforçando a importância da proximidade do Poder Judiciário com a comunidade e o papel crucial de órgãos como Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e CMDCA.
A secretária municipal de Assistência Social, Larissa Gomes, destacou as diversas formas de violência contra crianças e adolescentes e manifestou preocupação do Município em combater essas violações.
O presidente do CMDCA de Bacuri, James Dean Alencar, enfatizou a importância do Dia 18 de maio e salientou que, infelizmente, muitas denúncias não chegam ao conhecimento das autoridades. “É crucial que continuemos a trabalhar para que todas as formas de violência sejam denunciadas e enfrentadas. Confio plenamente na Justiça e na capacidade de nossa rede de proteção para fazer a diferença,” afirmou.
CAMPANHA
A Campanha Faça Bonito é uma iniciativa nacional que visa a sensibilizar e mobilizar a sociedade brasileira no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Realizada anualmente em maio, a ação destaca a importância da denúncia e do fortalecimento das redes de proteção. O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em memória da menina Araceli Crespo, vítima de violência sexual e assassinada em 1973, em Vitória, no estado do Espírito Santo.
COMO DENUNCIAR
Qualquer suspeita ou confirmação de violência contra crianças e adolescentes devem ser denunciadas. O Disque 100 é um canal de atendimento gratuito e confidencial disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Denúncias também podem ser realizadas diretamente ao Conselho Tutelar, Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente ou ao Ministério Público.
Redação: CCOM-MPMA