
Será realizado, em 27 de agosto, no auditório do Sindicato dos Professores de Bacuri, na Avenida da Cidadania, o I Seminário de Enfrentamento e Combate à Violência contra a Mulher. O evento é uma parceria entre o Ministério Público do Maranhão (MPMA), Secretaria Municipal da Mulher e diversos órgãos da rede de proteção.
Com o tema “A importância do elo entre a rede de proteção para as mulheres”, o evento marca o lançamento do projeto “Homens por Elas”, iniciativa que implementa grupos reflexivos voltados a homens autores de violência, com foco na prevenção, responsabilização e transformação de comportamentos.
O objetivo é garantir espaço para diálogo, escuta qualificada e reflexão crítica, para romper o ciclo da violência de gênero por meio de ações educativas e integradas. A iniciativa terá colaboração de profissionais especializados e será desenvolvida em articulação com o sistema de Justiça, saúde, assistência social e demais instituições envolvidas na defesa dos direitos das mulheres.
Para o promotor de justiça Igor Adriano Trinta Marques, que responde temporariamente pela comarca, o projeto representa uma etapa na consolidação de políticas públicas voltadas à prevenção da violência contra a mulher, atuando de maneira estratégica junto à origem do problema.
ATENDIMENTO
No mesmo dia, na Casa da Justiça no município de Apicum-Açu (termo judiciário), o MPMA prestará atendimentos ao público. Serão recebidas demandas sobre alimentos, investigações de paternidade, registros públicos, interdições, curatelas, proteção ao patrimônio público, infância e juventude, meio ambiente, entre outras demandas cíveis e criminais.
Redação: CCOM-MPMA