
Foi realizada na última quinta-feira, 16, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Balsas, uma solenidade de entrega simbólica das atas de Acordos de Não Persecução Penal (ANPPs) firmados pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca. Os acordos envolvem mais de R$ 98 mil destinados a instituições públicas e de apoio à comunidade.
Foram beneficiadas pelos valores o 4º Batalhão de Polícia Militar de Balsas, Esquadrão Águia, Patrulha Maria da Penha, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Casa Abrigo Recanto Amigo, Colégio Militar Tiradentes XVII, Acalanto, Cruz Vermelha Brasileira, Projeto Cristolândia e Casa das Marias.
Além do Ministério Público do Maranhão, participaram do evento o Poder Judiciário, por meio da 4ª Vara de Balsas, Defensoria Pública do Estado do Maranhão, OAB e diversas instituições parceiras.

O evento também contou com a apresentação da Banda de Música do Colégio Militar Tiradentes XVII e um momento de reflexão conduzido pelo Pastor Francisco Helder, da Primeira Igreja Batista de Balsas.
De acordo com o promotor de justiça Tiago Carvalho Rohrr, somente em 2025, a 4ª Promotoria de Justiça de Balsas já destinou mais de R$ 374 mil em recursos oriundos de ANPPs, “reforçando o compromisso do Ministério Público com o fortalecimento das instituições locais e a promoção do bem coletivo”.
PERÍCIAS
Na última quarta-feira, 15, o promotor de justiça Tiago Rohrr participou de uma reunião para tratar sobre a possível doação de uma área destinada à construção da sede própria do Núcleo de Perícias do município.

Além do Ministério Público, participaram do encontro, realizado por videoconferência, o deputado federal Márcio Honaiser, o juiz Douglas Lima da Guia e o diretor do Instituto de Criminalística (Icrim) de Balsas, Jeová dos Santos.
Na conversa, foi destacada a relevância do trabalho pericial para o fortalecimento do Sistema de Justiça e para o atendimento das demandas da comunidade balsense. O deputado Márcio Honaiser manifestou-se favoravelmente à análise da proposta e comprometeu-se a verificar a viabilidade da doação. O parlamentar afirmou que dará um retorno sobre o pleito em breve.
Redação: CCOM-MPMA