https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

BELÉM – Corregedora-geral do MPMA participa de congresso com temática ambiental

Publicado em 28/05/2025 15:26 - Última atualização em 29/05/2025 14:56

Temas ambientais discutidos pelos corregedores serão apresentados na COP 30

A corregedora-geral do MPMA, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, participou, na segunda-feira, 26, do 1º Congresso do Ministério Público do Pará com o tema “Justiça Climática e Sustentabilidade: Diálogos Preparatórios para a COP 30”, no Hangar Centro de Convenções, em Belém, no Pará.

O evento teve a participação de corregedores do Ministério Público de todo o Brasil para debater os temas centrais da COP 30, que é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O evento será realizado na capital paraense em novembro deste ano e vai reunir líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para definir estratégias globais de combate às mudanças climáticas.

Foram discutidos temas sobre a preservação da Amazônia; bacias hidrográficas brasileiras e o equilíbrio do clima global; os impactos socioeconômicos das mudanças climáticas; as soluções energéticas sustentáveis; a expansão do mercado de carbono; o novo marco legal do saneamento básico (Lei 14.026/2020) e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12305/2010).

“A realização da COP30 em Belém não é apenas um evento internacional. É um ato simbólico e político de reconhecimento: o mundo está olhando para nós. E o Ministério Público do Estado do Pará está pronto para responder com coragem, técnica e compromisso”, afirmou o procurador-geral do MPPA, Alexandre Tourinho.

O 1º Congresso do Ministério Público do Pará contou com a participação de membros do Ministério Público, prefeitos, representantes da sociedade civil e de empresas. A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma, igualmente participou do evento.

Redação: CCOM-MPMA

Fotos: Ascom-MPPA