https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

BRASÍLIA – Eduardo Nicolau participa de assinatura do Pacto Nacional em Defesa da Democracia

Publicado em 30/03/2023 09:05 - Última atualização em 30/03/2023 09:05

Procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau aparece ao centro da imagem, sentado, tendo ao lado outros membros do MP nacional, dois homens ao lado direito e duas mulheres do lado esquerdo. Todos sorriem. Eles estão em um auditório com cadeiras vermelhas. Ao fundo aparecem outras pessoas
Eduardo Nicolau com outros membros do MP brasileiro em seminário do CNMP

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, participou, nesta quarta-feira, 29, da assinatura do Pacto Nacional em Defesa da Democracia, firmado pelo presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Augusto Aras; pelo presidente da Comissão Temporária da Defesa da Democracia, Antônio Edílio Magalhães; e pelos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e da Educação, Camilo Santana.

O pacto tem como objeto a conjugação de esforços, mediante atuação coordenada e integrada entre as instituições, para a realização, o compartilhamento e a sincronização de ações voltadas à defesa da democracia. Os Ministérios Públicos dos Estados e da União, órgãos e entidades da administração pública e organizações da sociedade civil poderão aderir ao pacto. 

Imagem mostra parte da sala de reunião do CNMP, na qual aparecem o procurador-geral da República, Augusto Aras, presidente do CNMP; o ministro da justiça Flávio Dino e a ministra do STF Cármen Lúcia.
Ministro da Justiça Flávio Dino e ministra do STF Cármen Lúcia participaram de seminário do CNMP

Antes da assinatura, a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármem Lúcia fez a conferência de abertura sobre democracia e Estado de Direito no seminário “Ministério Público, Estado e Sociedade em Defesa da Democracia”. A palestra foi uma das atrações do seminário, que tem a finalidade de discutir com autoridades e acadêmicos a defesa da democracia e do Estado de Direito.

O evento é iniciativa da Comissão Temporária da Defesa da Democracia (CTTD) do CNMP, destinado a integrantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Poder Legislativo, Poder Executivo, demais instituições públicas e privadas, estudantes e a sociedade em geral. 

PGJ Eduardo Nicolau aparece de pé ao lado da PGJ da Bahia, Norma Angélica, presidente do CNPG
Eduardo Nicolau com a presidente do CNPG, Norma Angélica Reis Cavalcanti

REUNIÃO

Pela tarde, Eduardo Nicolau participou da Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. Após aprovação da ata da reunião do dia 15 de fevereiro, teve início a eleição do CNPG.

Na ocasião, o procurador-geral de justiça do Ministério Público do Pará, Cézar Bechara Nader Mattar Júnior foi eleito presidente do CNPG por 16 votos a 14.

Redação: CCOM-MPMA com informações do CNMP e do CNPG