https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Campanha contra as drogas é retomada pelo MPMA

Publicado em 18/08/2015 13:33 - Última atualização em 04/02/2022 15:53

 Campanha Drogas dra CristianeCampanha Drogas ParceirosCampanha Drogas Alunos Após o período de férias escolares, em julho, a campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?” retomou as suas atividades nesta terça-feira, 18, no auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite. Neste reinício, participaram 120 estudantes do 8° e 9° anos da Unidade de Educação Básica Sá Vale, localizada no bairro do Anil.

A campanha, idealizada pela promotora de justiça Cristiane Coelho Maia Lago, titular da 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena de São Luís, pretende estimular o debate nas escolas sobre o consumo de drogas e prevenir o uso entre crianças e adolescentes. Iniciada em abril, a iniciativa promove palestras educativas, concursos de poesias e de desenhos entre alunos de escolas das redes de ensino municipal e estadual.

Além das parcerias já existentes, com a Biblioteca Pública Benedito Leite, os Alcoólicos Anônimos (AA) e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que disponibiliza ônibus para o transporte dos alunos, nesta terça-feira foram apresentados novos parceiros da campanha: a Pastoral da Sobriedade, que foi representada por Paulo Guilherme Rodrigues, e a Secretaria de Estado da Juventude, representada pelo advogado Guilherme Lauande.

O secretário Municipal de Educação, Geraldo Castro, a secretária adjunta de Ensino, Leonia Venancio Queiroga de Araújo, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Neuza da Silva Ribeiro, também estiveram presentes.

Durante a palestra, a promotora Cristiane Lago falou sobre os diferentes tipos de drogas, tanto lícitas quanto ilícitas, e os seus efeitos sobre os jovens. Falando sobre o aspecto da saúde física, a promotora ressaltou que os efeitos são os mesmos, não importando o tipo de droga. “Se o crack destrói a pessoa em seis meses, o álcool pode levar alguns anos, mas trará os mesmos efeitos”.

Cristiane Lago também falou de sua experiência como promotora do júri. Segundo ela, um levantamento está sendo feito e uma característica comum vem sendo notada: em todos os crimes dos quais participa dos julgamentos, há sempre algum tipo de ligação entre os envolvidos com as drogas.

PREMIAÇÃO

Os vencedores do concurso de poesia, ao final da palestra, foram Geovana Dandara Alves de Sousa, Juliana Alves Abreu e Rebeca Andrade. Já no concurso de desenho foram premiados André Luís Ferreira de Sousa e Flamine Rutyele dos Santos. Já no concurso de desenhos, foram premiados Thalison Moraes, João Vítor Gonçalves Cruz e Ester Correia Silva.

Os três primeiros colocados receberam certificados, kit de livros e a camiseta da campanha. Os primeiros serão contemplados, ainda, com uma visita à 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena e poderão acompanhar a promotora titular em um dia de trabalho.

Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)