
O Ministério Público do Maranhão, por meio da Seção de Saúde Funcional, realizou nesta quinta-feira, 25, uma campanha de doação de sangue em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). Membros, servidores e funcionários terceirizados do MPMA participaram da ação solidária, que resultou na coleta de 49 bolsas de sangue.

A ação, realizada na Procuradoria-Geral de Justiça, contou com a utilização da unidade móvel do hemocentro juntamente com 20 profissionais de saúde que compõem a equipe. Cada voluntário, doa até 450ml de sangue, o que pode ajudar a salvar até quatro vidas.
A iniciativa, além de se constituir em ato de solidariedade ao próximo, tem a finalidade de ampliar o estoque de sangue do Hemomar. De acordo com o Ministério de Saúde, os estoques de sangue dos hemocentros de todo o país caem bastante com a chegada do Carnaval.
A corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho, foi uma das doadoras. O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e a procuradora Mariléa Campos dos Santos Costa acompanharam os trabalhos.

Servidor lotado na Coordenadoria de Modernização e Tecnologia da Informação (CMTI), Leonardo Dornelles, doou sangue pela primeira vez e afirmou que a escolha é uma forma de colaborar com o estoque do Hemomar e agir com solidariedade. “Cada um de nós também pode precisar algum dia de uma doação e por isso é importante fazer a nossa parte”, afirmou.

DOAÇÃO
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50kg, estar bem alimentado e não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável legal e maiores de 60 anos precisam ter realizado a primeira doação antes dos 60.
Redação: CCOM-MPMA