https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Campanha “Maria da Penha em ação: prevenção da violência doméstica nas instituições de ensino” premia estudantes nesta terça-feira, 4

Publicado em 03/12/2012 16:23 - Última atualização em 03/02/2022 17:11

Campanha Maria da Penha em AçãoO Ministério Público do Maranhão (MPMA) realiza nesta terça, 4, às 9h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Oswaldo Cruz, 1396 – Centro) a solenidade de premiação dos estudantes vencedores dos concursos de produção textual e de desenho promovidos como parte das atividades da campanha institucional “Maria da Penha em Ação: Prevenção da violência doméstica nas instituições de ensino”.

A premiação marca o encerramento da campanha no ano de 2012.Serão premiados cinco estudantes participantes do concurso de redação e três alunos participantes do concurso de desenho.

A campanha, lançada no dia 24 de agosto deste ano, é desenvolvida pelas 15° e 16° Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa da Mulher de São Luís. As atividades da iniciativa se concentraram em 90 escolas de ensino médio da rede estadual de ensino.

A ideia da campanha surgiu após a análise dos números alarmantes relativos ao índice de violência contra a mulher no Estado. Além disso, foi identificada a necessidade de trabalhar a questão da formação de cidadãos mais conscientes – por isso o foco nas instituições de ensino.

Dados de pesquisa realizada em 2011 pelo Instituto Avon/Ipsos mostram que, no Brasil, 6 em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica. O levantamento também revelou que 94% das mulheres agredidas conhecem a Lei Maria da Penha, mas apenas 13% sabem seu conteúdo.

NÚMERO CRESCENTE DE DENÚNCIAS

Após o lançamento da campanha, o número de casos de violência contra mulheres ludovicenses registrados no Disque Denúncia, da Secretaria de Políticas para as Mulheres – Ministério da Justiça, teve acréscimo de 70%.

Além da promoção dos concursos de produção textual e desenho sobre a Lei Maria Penha, cujos vencedores serão premiados nesta terça, foram distribuídos cartilhas e folders informativos, com foco nos professores da rede estadual de ensino, dando-lhes informações consistentes para desenvolver atividades com os alunos nas salas de aula.

As promotoras de justiça de Defesa da Mulher, Selma Regina Souza Martins e Márcia Haydée Carvalho, também ministraram palestras educativas sobre o tema.

CAMINHADA DA PAZ

No dia 25 de novembro, foi realizada a Campanha da Paz como resultado de uma ação conjunta das campanhas “Maria da Penha em Ação” e “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, desenvolvida pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

A caminhada reuniu cerca de 1.500 participantes na Avenida Litorânea, entre representantes do MPMA, sociedade civil, educadores e estudantes.

DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA

Como parte da divulgação, a cantora Alcione gravou um vídeo, no qual chama a atenção para a necessidade de que as vítimas de violência doméstica denunciem seus agressores ao Ministério Público. Alcione abriu mão de cachê para a gravação do vídeo, dirigido e editado pelo cineasta e analista ministerial Francisco Colombo, da Coordenadoria de Comunicação do Ministério Público do Maranhão.

O vídeo, bem como todo o material de divulgação da campanha (banner, cartilha, folder  e apresentação de slides) está disponível no site no MPMA, no endereço http://www.mp.ma.gov.br/index.php/campanhas-institucionais

 

Redação: CCOM-MPMA