





Em solenidade realizada, na manhã desta quinta-feira, 19, na Procuradoria Geral de Justiça, os estudantes vencedores dos concursos de frases e de vídeos de bolso, promovidos pela Campanha Maria da Penha em Ação: prevenção da violência doméstica nas instituições de ensino”, receberam os prêmios oferecidos pela 1ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher de São Luís.
Este é o quarto ano da campanha que tem caráter educativo e preventivo, sendo o principal público-alvo alunos das redes públicas municipal e estadual de ensino. Em 2015, o tema é “Violência contra a mulher também é problema seu”.
Do Ministério Público do Maranhão, compuseram a mesa do evento a procuradora-geral de justiça Regina Lúcia de Almeida Rocha; a titular da 1ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher de São Luís, Selma Regina Souza Martins; o corregedor-geral em exercício, Teodoro Peres Neto; a ouvidora eleita Rita de Cássia Maia Batista Moreira; e o procurador de justiça aposentado Daniel Ribeiro da Silva.
Também participaram da mesa a técnica da Secretaria de Estado da Educação, Isabel Cristina Teixeira, as gestoras Kátia Lima Ferreira e Aparecida Medeiros e o aluno João Vítor Dias Bezerra.
Alunos das escolas Unidade Integrada Haydeé Chaves, Centro de Ensino Professor Barjonas Lobão, Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, Centro Educacional José Justino Pereira, Centro de Ensino Cidade de São Luís e Centro de Ensino Professor Fernando Perdigão acompanharam a cerimônia.
Durante a abertura da solenidade, a procuradora-geral de Justiça, Regina Rocha, afirmou que, embora não sejam sinônimos, as palavras educação e prevenção podem ser combinadas e aplicadas de forma prática para o bem social. “Estas palavras apresentam uma relação apta a produzir bons frutos, disseminar ideias e ideais para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e cientes da repercussão de seus atos”.
A procuradora-geral também elogiou o trabalho das promotoras de justiça Selma Martins e Márcia Haydée, idealizadoras da campanha. “As colegas vem, de forma incansável, desde 2012 lançando sementes para a conscientização de crianças e adolescentes no ambiente ideal, a escola”, ressaltou.
Por último, parabenizou todos os que participaram dos concursos, declarando que os autores das frases e dos vídeos já fazem parte da história da instituição, porque se dispõem a integrar o trabalho do Ministério Público. “Peço que vocês sejam instrumento de conscientização da sociedade, continuando a divulgar o teor da legislação, não somente no ambiente familiar, mas perante vizinhos, amigos e parentes. Confio em vocês!”, enfatizou Regina Rocha.
A promotora de justiça Selma Martins destacou que o Brasil possui um elevado índice de violência contra a mulher, tendo passado da 7ª para a 5ª posição no âmbito mundial, devido, provavelmente, ao aumento do número de denúncias, após campanhas de divulgação da Lei Maria da Penha. “No Ministério Público do Maranhão, por exemplo, a maior parte das denúncias que chegam à Ouvidoria são relativas à violência contra a mulher”, informou.
Selma Martins também comentou sobre a escolha do tema para a redação do Enem deste ano. “É muito gratificante saber que 7 milhões de jovens brasileiros refletiram e escreveram sobre a violência contra a mulher. Este é o nosso maior êxito”, completou.
No encerramento, a promotora de justiça pediu o apoio permanente dos alunos para combaterem a violência doméstica contra a mulher. “Esta campanha não é do Ministério Público. A campanha é de todos nós”.
Em seguida, todos os presentes assistiram aos vídeos vencedores e aos trabalhos que receberam menção honrosa.
VÍDEOS
Em 1º lugar, ficou o vídeo intitulado “Faça a diferença”, de Andrey Monteiro, do 3º ano do Centro de Ensino Fernando Perdigão; em 2º, “Não se cale, tenha voz!”, de Wemerson Rodrigues, do Centro de Ensino José Justino Pereria; e em 3º, “Violência contra a mulher”, de Carliane Gama, do Centro de Ensino Cidade de São Luís.
Foram concedidas, ainda, três menções honrosas: “O seu príncipe é o vilão”, de Paula Marcélly Martins, do CE Bernardo Coelho de Almeida; “No início são flores, depois…”, de Ramon Martins, do Centro de Ensino Cidade de São Luís; e o vídeo sem título de Kesly Michelle Pereira, também do CE Cidade de São Luís.
A comissão julgadora foi formada pelo cineasta e professor Murilo Santos, da Universidade Federal do Maranhão; pela psicóloga Nazaré Costa; e pelo jornalista Eduardo Júlio Canavieira, servidor do Ministério Público do Maranhão, da Coordenadoria de Comunicação.
FRASES
A frase “Faça valer a pen(h)a!”, do estudante Vladimir Magalhães Ferreira, do Centro de Ensino Cidade de São Luís, na Cohab, da rede pública estadual, foi a vencedora do concurso promovido na 4ª edição da campanha.
No concurso, a frase “Toda vez que uma mulher morre pela violência, uma nova geração é apagada da história”, de João Vitor Bezerra, da Unidade Integrada Haydée Chaves, no Angelim, foi selecionada em segundo lugar.
Na terceira posição, foi escolhida a frase “Faça do seu medo a força e a coragem para denunciar”, de João Gustavo Silva, também do Centro de Ensino Cidade de São Luís.
O concurso de frases teve a participação de alunos do 9º ano fundamental da rede municipal de ensino de São Luís e do 9º ano e ensino médio (1º a 3º anos) das escolas estaduais da capital. Durante a avaliação das frases participantes, foram considerados os critérios: adequação ao tema, originalidade e criatividade na escrita.
Os estudantes criaram as frases, sob a orientação dos professores Jeanne Sousa da Silva (1º lugar), Daniel Lima Silva (2º lugar) e Emmanuelle Bahury (3º lugar).
PREMIAÇÃO
Os alunos e professores orientadores das frases receberam, individualmente, um tablet (1º lugar); máquina digital (2º lugar) e R$ 300 (3º lugar).
Para os vencedores dos vídeos de bolso foram entregues um tablet; uma máquina digital e R$ 200, respectivamente, aos 1º, 2º e 3º lugares.
VÍDEOS
1º LUGAR
“Faça a diferença”, de Andrey Monteiro (Centro de Ensino Fernando Perdigão)
https://youtu.be/srJbD73Bs1s
2º LUGAR
“Não se cale, tenha voz!”, de Wemerson Rodrigues (Centro de Ensino José Justino Pereira)
https://youtu.be/x0hOuVcNhZs
3º LUGAR
“Violência contra a mulher”, de Carliane Gama (Centro de Ensino Cidade de São Luis)
https://youtu.be/EBTsFtOR-sU
MENÇÕES HONROSAS
Kesly Michelle Costa Pereira
https://youtu.be/8yQx47Z-PHg
Paula Marcélly Silva Martins
https://youtu.be/WC_3g0uYYHU
Ramon Martins
https://youtu.be/99aj_Kd71J4
Redação: Eduardo Júlio (CCOM-MPMA)
Fotos: Carolina Prazeres (CCOM-MPMA)