

Os promotores de justiça com atribuição na defesa do direito da mulher participaram na última sexta-feira, 30/5, de uma oficina sobre violência doméstica, das 9 às 12h, na sede da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão, em São Luís. O treinamento foi organizado pelo Centro de Apoio Operacional (CAOp) dos Direitos Humanos.
Ministrada pela promotora de justiça especializada na Defesa da Mulher de São Luís, Selma Regina Souza Martins, a oficina abordou a campanha Maria da Penha em Ação, medidas protetivas e as manifestações dos tribunais e casos polêmicos sobre violência doméstica.
“A violência contra a mulher é uma situação gravíssima. Por isso, precisamos dar uma resposta rápida a fim de assegurar a integridade das vítimas”, destacou Selma Martins, que também é diretora do Núcleo da Mulher no CAOp Direitos Humanos. Ela enfatizou o papel das medidas protetivas como instrumento para evitar novas lesões corporais e o assassinato das mulheres.
Na avaliação da coordenadora do CAOp de Direitos Humanos, a procuradora de justiça Sandra Lúcia Mendes Alves Elouf, o objetivo do órgão é proporcionar capacitação aos promotores em várias temáticas para que possam atender às demandas sociais de forma rápida. “No Maranhão, os direitos humanos são frequentemente desrespeitados e esse cenário exige uma atuação firme no combate a essas violações”.
A diretora da ESMP, Ana Teresa Silva Freitas, saudou os participantes e enfatizou que a sensibilidade no trato das questões sociais é um passo fundamental para combater o cenário de violência.
Redação: CCOM-MPMA