https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

CAXIAS – Chefe do MPMA recebe Medalha Caxias + 200 anos

Publicado em 01/08/2023 15:31 - Última atualização em 02/08/2023 11:51

Membros do MPMA foram homenageados em Caxias

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, participou, na noite desta segunda-feira, 31 de julho, da sessão solene especial de outorga da Comenda Bicentenária “Caxias +200”, realizada no auditório da UniFACEMA, em Caxias. Ele foi uma das personalidades homenageadas com a comenda concedida pela Câmara de Vereadores e pela Prefeitura de Caxias.

Do MPMA, também receberam a homenagem os promotores de justiça Ana Cláudia Cruz dos Anjos, Francisco de Assis Silva Filho (representado pela promotora de justiça) e Vicente Gildásio Leite Junior. A honraria é destinada a personalidades públicas de áreas distintas que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade.

A comenda é alusiva ao bicentenário da adesão de Caxias à independência do Brasil, em 1º de agosto de 1823, bem como aos 200 anos de nascimento de Gonçalves Dias (10 de agosto de 1823). A homenagem foi concedida a autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de profissionais de diversos segmentos.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Reis, agradeceu a participação do público e destacou que as personalidades homenageadas têm contribuído com o desenvolvimento do município.

No mesmo sentido, o prefeito Fábio Gentil enfatizou a gratidão de Caxias com aqueles que receberam a medalha. “Todos que vieram aqui têm serviços prestados ao município de Caxias. Trata-se de um ato de reconhecimento”.

Em seu discurso, Eduardo Nicolau declarou sua satisfação com a comenda, especialmente por também ser cidadão caxiense, com título concedido pelo Poder Legislativo municipal, e pelo fato de a medalha fazer menção a Gonçalves Dias, uma das maiores referências da literatura no Maranhão. “Estar aqui em Caxias e receber essa comenda, para mim, é muita felicidade, porque simplesmente ele, Gonçalves Dias, representa nossa cultura”.

Nicolau contou, ainda, que o primeiro ato de sua gestão como procurador-geral de justiça foi recuperar, em parceria com o Executivo municipal, a primeira sede do Ministério Público em Caxias, no Centro, que atualmente abriga a Promotoria de Justiça Distrital. “Fico agradecido por esta comenda alusiva a Gonçalves Dias e aos 200 anos de adesão de Caxias à independência brasileira”.

O governador Carlos Brandão foi uma das autoridades homenageadas e em sua fala agradeceu a parceria institucional com o MPMA. “O procurador-geral de justiça é um grande parceiro do governo, das ações que a gente tem feito junto com o Ministério Público. Exemplo de procurador para o Maranhão e um dos melhores procuradores-gerais de justiça que já conheci”.  

Redação: (CCOM-MPMA)