Procurador de justiça aposenta-se nesta semana


Com forte emoção, o Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Maranhão prestou homenagens ao procurador José Argolo Ferrão Coelho, na manhã desta quinta-feira, 19, em sessão extraordinária, na Procuradoria Geral de Justiça. José Argolo se aposenta nesta sexta-feira, 20, após 32 anos de trabalho na instituição.
A cerimônia também foi acompanhada por promotores de justiça, servidores do MP e membros da família do procurador: a esposa, Maria do Amparo Santos Coelho, e a filha, Nara Santos Ferrão Coelho.
Na ocasião, a procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, entregou uma placa em homenagem a José Argolo Coelho, como forma de reconhecimento ao trabalho no MPMA. “Você deixa a sua contribuição e exemplo de dedicação à instituição. Deixa, ainda, centenas de amigos saudosos por aqui. Por isso, devo dizer: até logo”, declarou Regina Rocha.
O presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), José Augusto Cutrim Gomes, também prestou honrarias ao procurador de justiça que se aposenta, concedendo-lhe um diploma de membro da Ampem e a medalha, comenda Arcelina Mochel. “José Argolo vai continuar sendo um membro da associação”, disse.
Durante a solenidade, a procuradora de justiça Sandra Lúcia Mendes Alves Elouf agradeceu o apoio e a contribuição de José Argolo Coelho ao trabalho dos colegas e entregou um buquê de rosas à esposa dele, Maria do Amparo Coelho.
Igualmente discursaram em homenagem ao procurador que se aposenta, destacando o empenho e o apoio dele aos colegas e à instituição os procuradores de justiça Suvamy Vivekananda Meireles (corregedor-geral), Mariléa Campos dos Santos Costa (ouvidora-geral), Teodoro Peres Neto, Joaquim Henrique de Carvalho Lobato e Raimundo Nonato de Carvalho Filho.
Outras qualidades do procurador ressaltadas pelos colegas foram a amizade, a honestidade e o companheirismo dispensado aos demais membros do MP.
No final, José Argolo agradeceu todas as homenagens recebidas e enfatizou que sempre procurou honrar o Ministério Público, durante os anos de trabalho, mantendo uma conduta correta e honesta. “Quero agradecer de coração, porque sei que as palavras de todos foram sinceras. Sei também que cumpri o meu dever, porque procurei ser sempre leal com os meus colegas”, completou.
O procurador de justiça, Teodoro Peres Neto, além de ter sido o primeiro a se pronunciar ressaltado a importância do trabalho e de José Argolo, escreveu um texto em homenagem ao procurador de justiça, intitulado “Um panegírico para o colega José Argolo Ferrão Coelho” (leia aqui).
Redação e fotos: Eduardo Júlio (CCOM-MPMA)