Sociedade civil, DPE, Procon e Câmara Municipal também participaram do encontro

Em prosseguimento ao encontro realizado na primeira quinzena de janeiro, o titular da 5ª Promotoria Distrital da Cidadania – Polo Coroadinho, Antonio Coêlho Soares Junior, reuniu-se, em 2 de fevereiro, com o titular da Secretaria de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT), Diego Baluz, na sede do órgão municipal, no bairro do Ipase. O objetivo foi discutir medidas a serem tomadas pelo Município para solucionar os problemas no transporte público naquela área.
Os problemas incluem descumprimento de horários e itinerários, quebra frequente e falta de manutenção de coletivos, ausência de abrigos nos pontos de ônibus, não atendimento de alguns bairros pelo serviço, além de falta de educação de motoristas e cobradores.
Participaram, ainda, do encontro os integrantes do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública Estadual (DPE), Diego Oliveira, Gustavo Ferreira e Juliano dos Anjos, além do chefe jurídico do Viva/Procon MA, Ricardo Cruz.
Como representantes da sociedade civil, participaram Tatiana Pereira e Alexsandro Pereira (Instituto Dica Ferreira); Roberta Soares Silva (Associação de Mães e Amigos da Vila dos Frades) e um representante da Associação de Moradores da Vila dos Frades. O vereador Daniel Oliveira também esteve presente à reunião.
DEMANDAS
A lista de medidas propostas ao final da reunião incluiuinstalação imediata de abrigos nos pontos com possibilidade técnica; monitoramento do cumprimento dos itinerários e horários; estudo de possível ampliação de linha para atendimento à população da Vila dos Frades. Também será analisada a possibilidade de criação de linha que passe pelos terminais da Cohama e da Cohab.
Outras providências sugeridas foram extensão de linha para que passe pela Rodoviária de São Luís e criação de ponto de recarga de cartões de vale transporte no bairro Coroadinho.
ENCAMINHAMENTOS
Em 30 dias, será disponibilizado um relatório parcial sobre o monitoramento da SMTT sobre horários e itinerários no Polo. No prazo de 60 dias, uma nova reunião será realizada para avaliar os resultados da intervenção realizada pela SMTT e verificar se as medidas iniciais assumidas pelo órgão municipal foram tomadas.
Para subsidiar o novo encontro, a Secretaria encaminhará o documento às instituições que participaram da reunião nesta quarta-feira, 1º.
Redação: Adriano Rodrigues (CCOM-MPMA)