https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Corpo da promotora Elda Moureira é enterrado em Castelo-PI

Publicado em 04/02/2013 12:53 - Última atualização em 04/02/2022 16:57

Velório aconteceu no Fórum de Timon

 

Promotora Elda MoureiraPromotor Antonio Borges fala sobre Elda MoureiraO corpo da promotora de justiça Elda Moureira foi velado no auditório do fórum de Timon na tarde deste sábado, 2,  onde foi celebrada missa de corpo presente e prestadas as últimas homenagens dos colegas do Ministério Público, da magistratura, classe jurídica e representantes das associações de bairros e de várias entidades sociais que atuam na Comarca.

A promotora estava internada na UTI do Hospital São Marcos em Teresina, desde o dia 21 de janeiro, vítima de acidente vascular cerebral.

O velório foi marcado por um forte sentimento de consternação e tristeza manifestado por todos os presentes. Durante a missa, os padres João Paulo e Joaquim Veloso destacaram a importante atuação da promotora em vários trabalhos sociais da comunidade, especialmente as ações de ressocialização junto aos detentos do presídio Jorge Vieira e as atividades com a creche da Vila Esperança, dentre outras.

Logo após a missa, muitas pessoas prestaram suas homenagens e falaram dos grandes feitos daquela representante ministerial. O promotor de Justiça, Gilberto Câmara França Júnior, falou em nome dos promotores de justiça, destacando a dedicação da promotora com as ações comunitárias em favor dos menos favorecidos. “Foi uma pessoa acima de todas as vaidades”, disse. O juiz da 4ª Vara de Timon, Simeão Pereira e Silva, destacou o companheirismo e o trabalho de referência de Elda Moureira. A integrante da APAE de Timon, Maria do Socorro Montanha, declarou ter sido uma grande perda não só para a família, mas para todos os timonenses. Segundo ela, a promotora Elda Moureira foi responsável pela construção do novo prédio da entidade por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público e a Prefeitura do município, cuja obra foi acompanhada de perto pela promotora e inaugurada no dia 8 dezembro do ano passado.

Para Clemente de Oliveira Neto, mais conhecido como mestre Keler, os projetos capitaneados pela promotora eram de vital importância para a comunidade. Mestre Keler participou do trabalho voluntário com os presos sentenciados, ministrando curso de carpintaria na Vila Esperança que resultou na construção da creche daquele bairro.  “Perdemos uma pessoa e ganhamos um anjo”, disse Valdeci Silva da Rocha, presidente da Associação de Moradores da Vila Esperança, que também participou do projeto da referida creche. Por último, o promotor de justiça Antonio Borges Nunes Junior encerrou as homenagens com palavras de agradecimento e de muita saudade.

SEPULTAMENTO

O corpo da promotora permaneceu no local até às 14h30, quando foi levado pela família para a cidade de Castelo-PI, onde foi sepultado. A procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, esteve em Castelo, acompanhando o sepultamento, com o subcorregedor-geral do MPMA, Joaquim Henrique de Carvalho Lobato, o diretor-geral da PGJ, Luiz Gonzaga Martins Coelho e o presidente da Ampem, José Augusto Cutrim Gomes.

Também estiveram presentes os promotores de justiça José Osmar Alves, Doracy Moreira, Lítia Cavalcanti, Geraulides de Castro, Gilberto Câmara, Antonio Borges, Marco Antonio Camardella e Giovanni Papini.

O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, decretou luto oficial por três dias no município em sinal de pesar pela morte da promotora.

 

Redação: Ronilda Miranda – CCOM-MPMA