https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

CURURUPU – Sede das Promotorias de Justiça é inaugurada

Publicado em 02/02/2024 18:42 - Última atualização em 02/02/2024 18:42

Nova sede tem 324,40 m²

O Ministério Público do Maranhão inaugurou nesta sexta-feira, 2, a nova sede das Promotorias de Justiça de Cururupu, localizada na Rua General Eurico Gaspar Dutra, s/n, Vila Liége, bairro Jacaré. O imóvel integra um conjunto de obras realizadas para ampliar a estrutura da instituição e garantir melhor atendimento aos cidadãos.  

A solenidade foi iniciada com o hasteamento das bandeiras, realizado pelo subprocurador-geral de Assuntos Jurídicos, Danilo José de Castro Ferreira, pelo procurador de justiça Paulo Avelar, pelo promotor de justiça Igor Adriano Trinta Marques, pelo diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão do MPMA, Ednarg Marques, e pelo prefeito de Cururupu Aldo Luís Borges Lopes.

Solenidade foi aberta com o hasteamento das bandeiras

A cerimônia de inauguração contou com a participação de membros e servidores do MPMA e do Poder Judiciário, além do Legislativo e Executivo Municipal, polícias Civil e Militar, Defensoria Pública Estadual, conselheiros tutelares, representantes da sociedade civil, estudantes e lideranças religiosas.

Representando o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, o subprocurador-geral de Assuntos Jurídicos teceu elogios à cidade e enfatizou a importância da nova sede para um melhor atendimento da população. “Este prédio é uma prova de progresso e não foi erguido somente para o conforto dos promotores de justiça. É principalmente destinado à população, especialmente aos mais carentes. Portanto, façam uso desse prédio. Estejam sempre aqui para reivindicar os seus direitos. Parabéns à sociedade de Cururupu!”, declarou Danilo de Castro Ferreira.

Danilo de Castro Ferreira elogiou as pessoas e as tradições de Cururupu

O promotor de justiça Igor Adriano Trinta Marques, titular da Comarca de Cururupu, destacou a relevância da atuação do Ministério Público nos municípios e o compromisso de aproximar a justiça do cidadão. “Com a inauguração desta sede, reafirmamos nosso compromisso de defender a justiça, promover a igualdade e proteger os direitos de todos”, completou.

O prefeito Aldo Luís enfatizou a importância da parceria entre as instituições na defesa dos direitos dos cidadãos. “Nós, como administração pública, só temos que agradecer sabendo que nosso município será agraciado e recebido da melhor forma. Ter hoje uma sede do Ministério Público é um avanço muito grande”.

Autoridades, representantes da sociedade civil e moradores acompanharam a solenidade

Também se manifestou o promotor de justiça Cassius Guimarães Chai, que representou a Corregedoria-Geral do MPMA. Na ocasião, ele relembrou o período em que foi promotor na comarca. 

Em seguida, o procurador de justiça Paulo Avelar comemorou a inauguração do prédio e apontou os trabalhos realizados pelos promotores de justiça que já atuaram na comarca. Também expressou sua felicidade como cidadão cururupuense em poder estar presente na solenidade. 

Igor Adriano reafirmou o compromisso do MP com a justiça

O vereador Joseão, representando a câmara municipal de Cururupu, e o prefeito de Serrano, Valdir de Castro Cunha, também se pronunciaram na cerimônia, exaltando a importância da nova sede do Ministério Público para toda a população.

Do Ministério Público do Maranhão, também estiveram presentes os promotores de justiça Linda Luz Carvalho, João Leonardo Pires Leal, Fábio Henrique Mendes e o diretor-geral da Procuradoria-Geral de Justiça, Júlio César Guimarães.

Cassius Chai destacou a importância da nova sede para um melhor acolhimento da população

NOVA SEDE

A obra custou R$ 1.311.009,72 e o imóvel possui 324,40 m² de área construída. A edificação possui recepção, protocolo, garagem, arquivo, copa, área de serviço, dois gabinetes, seis salas (destinadas a assessores, servidores, reunião, segurança e rack), além de seis banheiros. A Promotoria de Justiça também oferece acesso e vaga de estacionamento para pessoa com deficiência, idoso e gestante.

Todas as instalações seguem as normas brasileiras de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, incluindo piso tátil de alerta e direcional, placas com caracteres em braile e alarmes de emergência audiovisual nos banheiros.

Redação: CCOM-MPMA