A Procuradora-Geral de Justiça designou, por meio da portaria nº 2448/2013-GPGJ, de 06/05/2013, o promotor de Justiça, José Cláudio Cabral Marques, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial, como o novo Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial (CAOPCEAP).
Instituído pela Resolução n.º 11/2010 – CPMP, o CAOPCEAP constitui-se num Órgão Auxiliar das atividades funcionais do Ministério Público e a ele, dentre outras atribuições, cabe atuar, por meio de ações coordenadas, para dar efetividade ao exercício da função constitucional do Ministério Público no controle externo da atividade policial, buscando uma maior integração entre Ministério Público e órgãos policiais.
Dentre as importantes competências arroladas na norma instituidora, insta mencionar que cabe ao órgão auxiliar ministerial colaborar com os órgãos do Estado, notadamente na área de segurança, na identificação dos principais problemas relativos à violência (políticas públicas), tais como levantamento das áreas de maior incidência de criminalidade, assim como dos crimes mais frequentes, identificando, ainda, o perfil do criminoso e da vítima.