



Paralelamente às atividades do Encontro Regional de Gestão Estratégica realizado nesta terça-feira, 7, em Pinheiro, os servidores das Promotorias de Justiça da região da Baixada participaram de uma oficina sobre atendimento ao público e um workshop sobre os sistemas utilizados pelo Ministério Público do Maranhão.
A “Oficina Atendimento ao Público: dignidade e informação”, foi ministrada pelo promotor de justiça e diretor da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão (ESMP), Márcio Thadeu Silva Marques e aconteceu no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Pinheiro. O objetivo do encontro foi promover o intercâmbio de informações e capacitar membros e servidores do Ministério Público do Maranhão.
De acordo com Márcio Thadeu Marques, no atendimento deve-se sempre ter em mente questões como acolhimento, empatia e resolutividade, além do respeito ao cidadão. Lembrando que o treinamento será realizado em todos os Eregs, o diretor da ESMP ressaltou a importância de que “o atendimento do Ministério Público ao cidadão seja sempre com qualidade, ética e promova a dignidade”.
Na oficina são abordados temas como ética no atendimento, a diversidade de pessoas e linguagens, dando como exemplo a Língua Brasileira de Sinais, utilizada pelas pessoas surdas, e a importância de reconhecimento da identidade de gênero e uso do nome social. Essa questão, inclusive, é regida no âmbito do Ministério Público pelo Ato Regulamentar n° 10/2017.
Também são discutidos o atendimento preferencial e prioritário e a questão das vestimentas para acesso às sedes da instituição, ressaltando a importância do respeito aos costumes tradicionais.
SISTEMAS
À tarde, foi realizado um workshop sobre os sistemas implantados no MPMA para facilitar o trabalho e garantir maior agilidade e economia na gestão.
O diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Raimundo Nonato Leite Filho, apresentou o Sistema Integrado de Custos (SIC), que auxilia na mensuração e controle dos custos administrativos das Promotorias de Justiça, criando métodos de análise e tomada de decisões gerenciais em vários níveis.
Já o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Marco Antonio Santos Amorim e o servidor Danilo Araújo apresentaram e tiraram dúvidas sobre o Sistema Integrado do Ministério Público (Simp) o Digidoc (sistema eletrônico de tramitação de processos administrativos) e o sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJE).
Durante o workshop, também foram apresentadas propostas de alterações para aperfeiçoar a utilização dos sistemas eletrônicos.
Redação: CCOM-MPMA