https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

ESMP promove Oficina de Educação em Direitos para jovens da Cidade Operária

Publicado em 06/05/2021 10:34 - Última atualização em 03/02/2022 16:07

WhatsApp Image 2021 05 05 at 14.15.58WhatsApp Image 2021 05 05 at 11.25.18O Ministério Público do Maranhão, por meio de sua Escola Superior, realizou, na manhã desta quarta-feira, 5, a Oficina de Educação em Direitos. As palestras, ministradas pelas promotoras de justiça Karla Farias Vieira, diretora da ESMP, e Samira Mercês, coordenadora do Núcleo de Promoção da Diversidade (Nudiv) do MPMA, realizadas de forma virtual, abordaram temas ligados à igualdade de gênero e racial. O público-alvo das oficinas foi composto por 40 meninas que integram o Projeto Menina Cidadã, realizado pela Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (FPJA) e Unicef, na macrorregião da Cidade Operária.

De acordo com Karla Farias Vieira, o objetivo da iniciativa é dar protagonismo às meninas. “A parceria de todos os envolvidos faz acontecer eventos como este. É satisfatório ser parte nesse movimento de parceria, da Escola Superior do Ministério Público, FPJA e do Unicef, além do governo do estado e da própria sociedade, a motivação do que ora estamos realizando, busca dar protagonismo às meninas, adolescentes, futuras mulheres”, afirmou a diretora da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão.

A promotora de justiça Samira Mercês abordou em sua palestra a questão racial. “Historicamente, mesmo antes da Lei Áurea, existiram leis que prejudicaram a população negra e que ainda estão presentes na estrutura do país. Temos estatísticas dolorosas quando se trata de crimes contra negros e contra mulheres. É preciso que se fale sobre isso para a juventude, para que esta tome posição protagonista de suas vidas”, ressaltou.

PROJETO

A FJPA, de abrangência nacional e sem fins lucrativos, desenvolve, há mais de 13 anos, ações nas áreas de assistência, saúde, cultura e educação na macrorregião da Cidade Operária, beneficiando as comunidades mais vulneráveis. O projeto Menina Cidadã começou a ser executado em 2020, por meio de parceria com o Unicef, alcançando 200 meninas adolescentes da região.

Entre as próximas ações previstas no projeto estão formação de, pelo menos, 10 novas lideranças de meninas jovens, planejando realizando e coordenando iniciativas nas cinco comunidades da área; produção de carta-demanda direcionada a secretarias de estado, parlamentares e outros órgãos; engajamento de, pelo menos, 100 meninas em oficina sobre o que são comunidades que protegem meninas e jovens, entre outras.

A parceria entre ESMP e FJPA integra ações desenvolvidas no âmbito da campanha institucional do MPMA Mulheres na Política: Mais Conquistas, Mais Direitos, lançada no mês de fevereiro, de caráter educacional e preventivo. Um dos objetivos da campanha é promover a difusão de conhecimento e inclusão de meninas na vida política.

Redação: André Amorim (CCOM-MPMA)