
O Ministério Público do Maranhão, por meio da Corregedoria-geral, em parceria com a Escola Superior, promoveu, na última quarta-feira, 28, a palestra “Ética e gestão estratégica do MP” e “Interação e humanização na era da informação”. Ministrada pelo promotor de justiça corregedor Cássius Guimarães Chai, a palestra, voltada para membros, servidores e estagiários do MPMA, foi realizada de forma virtual.
Em sua explanação, o promotor de justiça destacou, entre outros tópicos, os desafios éticos enfrentados pela instituição, a importância da ética na tomada de decisões estratégicas, instrumentos e práticas utilizadas para promover uma gestão eficiente e ética, o Código de Ética do Ministério Público Brasileiro (CNMP RES. 261/2023) e o Provimento nº 32023 Corregedoria-Geral do MPMA – Código de Ética.
Assinado pela corregedora-geral do MPMA, Themis Maria Pacheco de Carvalho, o Provimento nº 32023 possui dez artigos que tratam das normas éticas a serem observadas pelos integrantes da carreira do Ministério Público do Estado do Maranhão, entre as quais o cumprimento das normas constitucionais e legais, o respeito aos direitos humanos e às garantias legais, o cumprimento de prazos legais e regimentais, entre outros.
CICLO
A atividade realizada esta semana faz parte do ciclo de palestras promovido pela Corregedoria, como parte das ações do Projeto Minerva, em parceria com a Escola Superior. No mês de abril foi realizada a palestra com o tema “Burnout, sofrimento psíquico e a patologização do trabalho”, e no dia 23 deste mês o tema abordado foi “Equilíbrio emocional: gerenciamento das emoções e o desenvolvimento da consciência emocional” e a “A importância da Inteligência emocional nas relações sociais”.
A próxima palestra promovida pelo Projeto Minerva será realizada no dia 14 de julho, das 10h às 11h30, abordando os temas “Resiliência: do trauma à superação” e “Do trauma à resiliência: a vida depois da tragédia”.
Redação: CCOM-MPMA