
Inspirada na cultura popular, está em cartaz no Espaço de Arte Márcia Sandes, hall de entrada da Procuradoria Geral de Justiça, a exposição Bumba-Meu-Boi do Maranhão. As 10 esculturas de biscuit, confeccionadas por Anatilde Silva, servidora do Ministério Público do Estado do Maranhão, ficarão expostas até o dia 30 de junho.
A servidora, lotada na seção de Serviços Gerais, começou o trabalho autodidata com o porcelanato há 8 anos. Para a confecção das figuras juninas, a artista explica que foi necessário fundamentar a cultura popular do estado. “É preciso entender cada brincante. Não retratei apenas o boi, mas as nuances de outras figuras”, afirma.
Em sua primeira exposição, Anatilde escolheu destacar a identidade do povo maranhense, vestimenta e aparência das personagens, com base nos festejos juninos. Para tanto, utilizou técnicas de pintura e conhecimentos de anatomia na transformação de conceitos do São João em algo individual, de sua autoria. “Poderia homenagear qualquer outra figura, mas não podemos fugir às origens”, declara. “É uma forma de priorizar e valorizar nossa identidade”.
Sobre a receptividade do público, a artista conta que seu trabalho está sendo divulgado exclusivamente para membros e servidores do MPMA, na Procuradoria Geral de Justiça, e tem recebido boas críticas. “Já tenho peças reservadas para venda. Os clientes cobram o desafio, esperam obras diferentes”.
As peças estão disponíveis para venda em valores que variam de R$ 50 e R$ 400.
SERVIÇO:
1ª Exposição Bumba-Meu-Boi do Maranhão
Onde: Espaço de Arte Márcia Sandes, hall de entrada da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Oswaldo Cruz – 1396 – Centro).
Quando: de 24 a 30 de junho.
Redação: Lorena Araújo (CCOM-MPMA)
Fotos: Carolina Prazeres (CCOM-MPMA)