https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Exposição Identidades está em cartaz na Procuradoria Geral de Justiça

Publicado em 04/12/2020 09:28 - Última atualização em 03/02/2022 16:04

DSC 0623DSC 0601DSC 0609DSC 0626O Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça, Calhau, recebe, desde a última quinta-feira, 3, a exposição coletiva “Identidades”. A mostra, que foi aberta junto com o 10º Congresso Estadual do Ministério Público do Maranhão, traz obras em variados suportes e linguagens, buscando construir um painel representativo da diversidade cultural e artística de origem indígena e afro-maranhense.

A parte da exposição fotográfica que retrata o dia a dia dos quilombos Alto Bonito, Condurú, Cutias, Oriente, Santo Antônio e Tibiri, todos na região do município de Penalva, foi montada com fotos cedidas por Roberto Sobrinho e Jasf Andrade. Já as fotografias em tribos das etnias Awá, Canela, Guajá, Guajajara, Ka’apor e Tentehar foram cedidas pelo Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (Cphanama), sob curadoria de João Damasceno Figueiredo Júnior.

A exposição, que fica em cartaz até 29 de janeiro, também traz obras dos ceramistas Nilma Teresa Alves, Vanusa Moraes Ribeiro e Vitória Rodrigues, da Associação Comunitária de Amigos do Estaleiro Escola (Tamancão); e esculturas de Ângela Ferreira, Izabel Matos e Jean Charles. Um conjunto de peças de artesanato indígena maranhense de várias etnias, disponibilizado pelo Cphanama, complementa a mostra.

Para Dulce Serra, curadora da exposição ao lado de Francisco Colombo, a mostra tem como objetivo dialogar com a temática do Congresso do MPMA. “As diferenças sociais foram agravadas durante a pandemia. Indígenas e negros são os que mais sofreram e a gente contextualiza isso na exposição”, concluiu.

Também estão em exposição no Espaço de Artes Márcia Sandes quadros da artista plástica Cláudia Sopas, que utiliza a técnica de encáustica. Esse tipo de pintura surgiu na Grécia e é uma das mais antigas técnicas existentes. Consiste na mistura da cor em pó com cera, aquecida e derretida. Posteriormente, o pigmento é aplicado à superfície.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a exposição Identidades só pode ser visitada mediante agendamento pelo e-mail centrocultural@mpma.mp.br ou pelos telefones 3219 1997 ou 3219 1998.

Redação: Jefferson Aires (CCOM-MPMA)