

Experimentando diversos temas, técnicas e estilos, o artista pernambucano Benilton Ferreira da Silva, radicado no Maranhão há 17 anos, apresenta a exposição “Metamorfose”, em cartaz no Espaço de Arte Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça (Rua Oswaldo Cruz – Centro), até o dia 29 de junho.
Ao todo, são 19 quadros feitos em estilos como figurativo abstrato, abstracionismo geométrico e expressionismo. Em parte dos trabalhos, ele fez uso da técnica óleo sobre duratex. Em outros, utilizou tinta acrílica sobre tela comum.
“Eu não me prendo a um único estilo. Gosto muito do abstracionismo e do surrealismo. Permito-me ousar com várias formas e materiais. Sou eclético”, afirmou.
Destaque para as séries “Caminhos”, “Carnaval” e “Nosso Mar”, cada uma composta por duas ou três telas. Em “Nosso Mar”, ele criou os quadros em técnica mista com material reciclado, usando peças de latas de alumínio. Já a série “Carnaval” foi composta com cores vivas e formas geométricas. Na tela “Frevo”, que compõe a referida série, ele faz alusão às famosas sombrinhas coloridas pernambucanas.
Autodidata, Benilton ingressou recentemente nas artes plásticas. “Sempre gostei de arte, mas antes, por conta da minha profissão, não sobrava tempo para criar. Agora, estou aposentado e pretendo me dedicar totalmente a esta forma de expressão”, contou.
Antes de “Metamorfose”, Benilton realizou a exposição “Diversidades”, em 2010, num dos novos shoppings da cidade.
Todos os trabalhos do artista pernambucano estão à venda. Os preços variam de R$ 200 a R$ 750.
Redação: Eduardo Júlio (CCOM – MPMA)