

Primeira mostra individual do artista Francisco de Assis, que assina simplesmente como Assis, a exposição Bela São Luís apresenta 11 telas, nas quais são retratadas principalmente paisagens do Centro Histórico da capital maranhense e de lugares da Europa. A mostra está em cartaz no Espaço de Arte Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça (Rua Oswaldo Cruz – Centro).
Natural do município de Vargem Grande, ele começou a pintar há cerca de 10 anos auxiliado pelo artista local Laudimir Sousa. Utilizando a técnica espatulado, com tinta a óleo e toques do estilo impressionista. Assis apresenta, como exemplo, paisagens do Largo do Carmo, do Largo dos Amores e do Cais da Praia Grande.
“Me identifico muito com a arquitetura colonial de São Luís. Gosto também de pintar o efeito da luz na paisagem. Ao lado da cor, esta é a principal característica da pintura impressionista”, ressalta.
Da Europa, o artista plástico retrata os canais e a arquitetura de Veneza e os moinhos campestres da Holanda. Para pintar a maioria dos quadros, Assis baseou-se em imagens fotográficas. Um dos aspectos que se destaca nas obras é o reflexo na água. “A água funciona como um espelho, reflete a paisagem, tornando-a mais bonita”.
A identificação com o estilo figurativo surgiu após a leitura de uma reportagem com o artista plástico paulista Nélson Molina. “Observei os quadros dele e pensei: quero seguir este caminho”, completa.
Antes de expor no Espaço de Arte Márcia Sandes, Assis participou da Esmam Cultural, nos anos de 2012 e 2013, evento promovido pela Escola de Magistratura. O valor das obras do artista varia de R$ 300 a R$ 1 mil.
Redação e fotos: Eduardo Júlio (CCOM-MPMA)