https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

FLORIANÓPOLIS – Corregedora-geral do MPMA participa de reunião ordinária do CNCGMPEU

Publicado em 21/02/2025 14:34 - Última atualização em 21/02/2025 14:34

Membros do Ministério Público Brasileiro participaram de reunião

A corregedora-geral do MPMA, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, participou, no dia 13 de fevereiro, da solenidade de posse do novo presidente do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNCGMPEU), Fábio Strecker Schmitt, corregedor-geral do MPSC. A cerimônia foi realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.

A posse do novo presidente marcou também o início da 142ª Reunião Ordinária do CNCGMPEU, que teve continuidade no dia seguinte com palestras e reunião administrativa. O encontro busca promover a troca de experiências e discutir temas importantes para o trabalho das Corregedorias.

Fábio Strecker substituiu Silvia Abdalla Tuma, corregedora-geral do Ministério Público do Amazonas. Na solenidade, o procurador-geral de justiça em exercício do MPSC, Durval da Silva Amorim, parabenizou Strecker pelo novo desafio.

O corregedor-nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa, parabenizou o empossado e afirmou seu compromisso em contribuir para a aproximação e integração das Corregedorias com a Corregedoria Nacional, buscando fortalecer seu papel e aperfeiçoar o trabalho dos membros que compõem o Conselho.

A reunião seguiu com a conferência do corregedor nacional do MP e com a palestra do ex-PGJ do MPSC e conselheiro do CNMP Fernando da Silva Comin.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Na tarde do dia 14 fevereiro, o subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), João Cláudio Pizzato Sidou, ministrou a palestra “Inteligência artificial: fundamentos, usos, desafios e riscos”.

Após apontar um breve histórico e afirmar que os modelos de IA são baseados em uma análise estatística, Sidou explicou que a inteligência artificial é resultado de um longo período de desenvolvimento e que só recentemente começou a se democratizar.

O subprocurador-geral de justiça do MP gaúcho deu enfoque para as boas práticas e o bom uso das ferramentas, além de abordar situações de uso inadequado da inteligência artificial em uma instituição como o Ministério Público.

O palestrante assegurou que as ferramentas de IA não substituirão os trabalhos realizados pelos membros do MP e, inclusive, contribuirão para agilizar as atividades desenvolvidas no Ministério Público.

João Cláudio Sidou, que participou do XV Congresso do Ministério Público do Maranhão, em dezembro próximo passado, ministrando palestra, visualiza o Ministério Público do futuro com a presença da inteligência artificial. “Nosso grande desafio da atualidade é nos mantermos atuais. Estamos muito no começo para entender todos os efeitos dessas ferramentas nas nossas atividades. Porém, em um futuro próximo, o MP será um Ministério Público ainda mais próximo da sociedade, mais assertivo, resolutivo e muito mais eficiente”.

A corregedora-geral do MPMA, Fátima Travassos, informou ao colegiado sobre a Recomendação da Corregedoria-Geral do MP maranhense, nº 01/2025, que orienta a observância de critérios e diretrizes para a utilização de Inteligência Artificial Generativa (IAG) pelos membros do Ministério Público do Estado do Maranhão, a qual foi muito bem aceita e solicitada pelos demais corregedores-gerais, a fim de ser replicada em seus respectivos Estados da Federação.

Redação: CCOM-MPMA