O treinamento é destinado a profissionais de contabilidade e representantes de entidades do terceiro setor e contou com a presença de 80 representantes de associações. O propósito é capacitar os envolvidos sobre boas práticas de contabilidade. “O nosso objetivo além de fiscalizar, é orientar para que as prestações de contas apresentadas não apresentem irregularidades. Por isso, é importante o diálogo e a capacitação”, afirmou a promotora de justiça Doracy Moreira Reis Santos.
Foram abordados temas como contabilidade aplicada ao terceiro setor, prestação de contas, registros contábeis, legislação, análise contábil, dentre outros temas. “Dessa forma, capacitando os contadores, espera-se que haja uma redução nos erros de prestações de contas apresentadas pelas associações e que são rejeitadas pelo Ministério Público, o que termina inviabilizando a emissão do Atestado de Regular Funcionamento”, explicou César Arruda.
A oficina foi conduzida pelos analistas ministeriais do MPMA e contadores César Veiga Arruda e Conceição Corrêa Amorim. A próxima capacitação está prevista para o mês de janeiro de 2019.
Na ocasião, foi apresentada a Cartilha de Contabilidade, elaborada pela Assessoria Contábil da 1ª Promotoria de Justiça Especializada em Fundações e Entidades de Interesse Social de São Luís, como forma de corroborar os ensinamentos já repassados.
Também foi assinado um Termo de Cooperação Técnica, entre o MPMA e a Universidade Ceuma, por meio do Núcleo de Contabilidade, para que os estudantes do curso de Contabilidade da referida instituição possam dar suporte ao trabalho que vem sendo realizado com as associações e fundações.
Redação e Fotos: Daucyana Castro (CCOM-MPMA)