https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

GRAJAÚ – MPMA lança Projeto em Defesa da Mulher

Publicado em 21/10/2022 14:04 - Última atualização em 21/10/2022 14:08

Na solenidade, órgãos responsáveis assinaram acordo para a instalação da Patrulha Maria da Penha

O Ministério Público do Maranhão lançou, nesta quinta-feira, 20, o projeto Fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero no Município de Grajaú. A atividade reuniu entidades ligadas à Rede de Proteção da Mulher na Academia Grajauense de Letras no período da manhã. À tarde o evento foi realizado no Município de Amarante.

A iniciativa é da 2ª Promotoria de Justiça de Grajaú, que tem como titular o promotor de justiça Raphaell Bruno Aragão de Oliveira. A solenidade contou com a participação do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência de Gênero do MPMA (CAO Mulher), coordenado pela promotora de justiça Sandra Garcia.

Solenidade foi realizada na Academia Grajauense de Letras

Um dos pontos abordados foi a instalação da Patrulha Maria da Penha. O acordo assinado pelo CAO Mulher com a Polícia Militar prevê a instalação e funcionamento da Patrulha na Comarca para dezembro deste ano. O projeto já conta com os equipamentos necessários, tais como celulares, impressora e insumos de escritório.

A Patrulha já tem disponível um carro adaptado, objeto de apreensão realizada pela Polícia Civil e com uso autorizado pela Justiça. A Polícia Militar providenciará o efetivo policial.

Implantação da Patrulha Maria da Penha foi objeto de acordo

Também discutiu-se a instalação da Delegacia da Mulher no Município e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM).  Projetos que o MPMA já realiza em outros municípios também foram pauta, especialmente o Grupo Reflexivo, cujo foco é o diálogo e a mudança de comportamento de homens envolvidos em violência doméstica.

Coordenadora do CAO Mulher proferiu palestra sobre violência doméstica

“O projeto visa discutir com as entidades o fortalecimento da Rede de Proteção à Mulher, articulação e fomento da implantação de novas políticas públicas para enfrentamento à violência de gênero, com observação da realidade local”, relata a coordenadora do Centro Operacional de Apoio à Mulher.

Evento também ocorreu em Amarante

Palestra

Logo após o debate, a promotora de justiça Sandra Garcia ministrou palestra sobre Violência Doméstica e Defesa da Mulher. A representante do Ministério Público explicou detalhes do enfrentamento à violência doméstica, enumerando os tipos de violência: física, psicológica, moral, financeira, patrimonial, dentre outras informações.

“A reunião das entidades e a palestra ministrada sobre violência de gênero é fundamental para auxiliar o preparo de toda a rede de proteção, no que diz respeito à implementação da Patrulha da Mulher e à adoção de outras medidas que serão implantadas tanto em Grajaú quanto nos outros municípios da comarca”, destaca o promotor de justiça Raphaell Bruno Aragão de Oliveira.

Promotor de Grajaú destacou importância da Rede de Proteção da Mulher

O presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão, Gilberto Câmara França Júnior, também esteve presente no evento e falou da importância da atividade. “Trazer para esta região a implementação da política do MPMA de enfrentamento à violência de gênero fortalece a rede de proteção com orientação e efetivação de medidas para que consigamos melhorar nossos índices nesta área”, ressalta.

Autoridades

Membros do MPMA participaram da solenidade

Compareceram ao evento os promotores de justiça Francisco Antônio Milhomem, Reinaldo Campos Castro Júnior, Dênis Lima Rêgo e Carlos Róstão. Também compuseram a mesa de honra o vice-prefeito de Grajaú, José de Simas Lima; a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Elany Jorge; a secretária da Mulher e presidente do Conselho Municipal, Lucineth Nogueira dos Santos; a defensora pública Ana Heloísa de Aquino; o delegado da Polícia Civil, Alexandre Portela e o comandante do 37º Batalhão, tenente-coronel Antônio Carlos Araújo.

Redação e fotos: Iane Carolina Silva (CCOM-MPMA)