https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

HOMENAGEM ÀS MÃES – Procuradoria Geral de Justiça realiza programação para comemorar a data com membros e servidoras

Publicado em 14/05/2018 16:09 - Última atualização em 03/02/2022 17:28

público 1DSC 0099emmanuelmárcio thadeumarco amorimana teresaIracyfabíolaRegina RochaHérica 3Dia das Mães Imperatriz 2 Foi realizada nesta segunda-feira, 14, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, uma programação especial para comemorar o dia das mães com membros e servidoras do MPMA.

No hall de entrada do auditório, foi instalado um totem de fotos instantâneas. Para cada evento é criada uma #hashtag, e a medida que as convidadas iam postando a foto no Instagram com a hashtag #maesdomp, as fotos iam sendo impressas automaticamente por meio do sistema.

No auditório, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, abriu a programação recitando a poesia “Mãe”, de Mário Quintana. “Mães são seres abençoados por Deus. Esse poema foi para demonstrar a grandeza e a dimensão desse ser tão sublime. É a nossa homenagem do Ministério Público do Maranhão”, disse o PGJ.

O diretor-geral da PGJ, Emmanuel José Peres Neto Guterres Soares, em sua fala, abordou a importância de pôr fim a cultura machista e valorizar cada vez mais o universo feminino. Ele destacou a promotora de justiça e chefe de gabinete do PGJ, Fabíola Faheína Ferreira, como exemplo e estendeu a homenagem às mulheres presentes. “Ela é um grande exemplo de filha, mulher, esposa, mãe além de ser uma servidora pública exemplar”.

Em seu discurso, o assessor especial da Procuradoria Geral de Justiça, Márcio Thadeu Silva Marques, lembrou que o dia das mães não deve ser comemorado somente no segundo domingo de maio, mas todos os dias, devido a importância delas na formação do ser humano. “A Procuradoria Geral de Justiça é uma grande família, que a gente escolheu para compartilhar momentos. Viva o dia das mães. Parabéns à PGJ por reconhecer esse valor e fazer esse registro”, finalizou.

Em seguida, o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do MPMA (Secinst), Marco Antônio Santos Amorim, parabenizou as mães presentes ao evento e lembrou a importância da família por meio da música “Trem Bala” de Ana Vilela. “Sejam presentes enquanto os familiares estão aqui. Não há nada mais importante que isso”.

A diretora da Escola Superior do MPMA, Ana Teresa Silva de Freitas, refletiu sobre o dia das mães, que coincidiu também com o Dia de Nossa Senhora de Fátima e com o dia da abolição da escravatura. Ela destacou a discriminação ainda existente e disse que o racismo é uma realidade que precisa ser combatida. “Lamentamos as mães negras que perderam seus filhos. Até Deus precisou de uma mãe, de tão importante que é a figura materna, que dirá nós seres humanos. Parabéns a todas as mães, que são presentes na vida de seus filhos”, refletiu.

A procuradora de justiça Iracy Martins Figueiredo Aguiar compartilhou sua história de vida. Lembrou que sua mãe e seu pai tiveram 17 filhos, conseguiram criá-los com muita luta, e que, como resultado, todos tiveram boa educação e carinho. “Em todos esses anos nunca vi minha mãe triste, chorando ou se lamentando. E assim tento ser com meus três filhos. Ser mãe é padecer no paraíso e que paraíso gostoso esse”, disse a procuradora.

A chefe de gabinete do PGJ, promotora de justiça Fabíola Faheína Ferreira desejou feliz dia das mães a todas e mencionou a importância das mulheres terem tempo para cuidar também de si. “Muito importante esse momento de hoje. É preciso também pensar na gente, em estarmos belas e bem cuidadas”, avaliou.

Quem também participou da programação foi a ex-procuradora-geral de justiça Regina Lúcia de Almeida Rocha. Ela parabenizou as servidoras pela passagem da data, relembrou as mães que não estão mais neste plano e pediu que todas lembrassem dos bons momentos desfrutados juntos e das alegrias vividas.

Por fim, a servidora do MPMA e que trabalha com consultoria de estilo há cinco anos, Hérica Soares, ministrou a palestra “Como ter um guarda-roupa eficiente” e deu dicas de como se vestir com consciência, fazer combinações, identificação de qualidade de tecidos e preços. “A proposta foi ajudar as pessoas com dicas práticas, simples e úteis a organizarem seu guarda-roupa, a fim de que ele atenda suas necessidades, levando em consideração a pessoa que você é, o que gosta, o estilo de vida. Não é uma questão de quantidade, e sim de qualidade”, explicou.

IMPERATRIZ

Em Imperatriz, as mães foram homenageadas com um café da manhã, realizado na última quinta-feira, 10.

Na oportunidade, a titular da 3a Promotoria de Justiça Criminal, Raquel Chaves Duarte, representou a diretora das Promotorias de Justiça de Imperatriz, Nahyma Ribeiro Abas, e falou sobre a maternidade. Para ela, ao contrário do que muitos pensam, a maternidade também impõe momentos de aflição, mas é algo que transforma para sempre a vida de uma mulher. Apesar das dificuldades de criar filhos nos dias atuais, ela enfatiza que “quando você cria os filhos com amor e mostra que é preciso respeitar as pessoas, tudo tem muito mais chance de dar certo”.

Redação e Fotos: Daucyana Castro (CCOM- MPMA São Luís) e Iane Carolina (CCOM-MPMA Imperatriz)