https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

IMPERATRIZ – Homens usam laço branco pelo fim da violência contra as mulheres

Publicado em 06/12/2012 15:52 - Última atualização em 03/02/2022 17:11

Promotores e servidores aderiram á campanhaPromotores Sandro Bíscaro  Frederik BacellarPromotores João Marcelo Trovão e Frederik BacellarSeis de dezembro é o Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Em Imperatriz várias instituições estão envolvidas nessa causa, entre elas o Ministério Público.  Servidores e promotores usaram o laço branco como símbolo de respeito e paz com as mulheres.

O titular da Promotoria de Justiça Especializada em Defesa da Mulher, Frederik Bacellar, destacou a importância desse ato: “O dia é muito importante porque simboliza a luta pelo fim da violência doméstica. É uma busca da sensibilização não só das mulheres e do movimento feminista, mas também dos homens para que conheçam e se tornem multiplicadores dessa luta”.

O objetivo é mostrar o empenho dos homens nessa causa e agir em memória das vítimas do episódio ocorrido no dia 6 de dezembro de 1989, no Canadá, que deu origem à Campanha do Laço Branco.

A ORIGEM

No dia 6 de dezembro de 1989 um homem invadiu a sala de aula de um curso de Engenharia em Montreal, Canadá. Ele pediu que os homens se retirassem, atirou e matou 14 mulheres e, em seguida, suicidou-se.

Uma carta deixada, o homem revelou que o motivo do seu crime foi o ingresso de mulheres no curso de Engenharia, área geralmente ocupada por homens.

A partir de então, vários homens se reuniram e decidiram criar essa campanha como forma de mostrar que existem homens que repudiam esse tipo de atos e que estão engajados na luta pela defesa da mulher.

 

Redação: Isabela Crema (CCOM – MPMA)