

Em cartaz no Espaço de Arte Márcia Sandes (Procuradoria Geral de Justiça – Centro), a exposição “Óleos”, do artista plástico carioca Thiago Azevedo, 25, é composta de nove telas de arte figurativa, com imagens românticas de jovens mulheres.
“Faço referências ao romantismo, ao impressionismo e procuro dar destaque à luz, enfatizando o contraste entre o claro e o escuro”, diz o pintor, que está radicado em São Luís há pouco mais de dois anos.
Com perfil realista, as composições de Thiago Azevedo são sutis, sóbrias e delicadas. As cores em tons pastéis predominam, acrescidas de detalhes de texturas.
Para pintar as imagens femininas, o artista utiliza modelos como parâmetro. A mulher negra e mestiça está em destaque e elementos da cultura de São Luís aparecem em segundo plano, a exemplo dos azulejos e do tecido chita, muito usado pelas coreiras do tambor de crioula.
Ele cita como fontes de referência o trabalho do pintor francês impressionista Edgar Degas e dos irmãos Bernardelli. Além do baiano Rodolfo Amoedo e do espanhol Royo.
Como o nome sugere, todos os quadros da exposição foram elaborados na técnica óleo sobre tela. Os preços variam de R$ 1.500 a R$ 3.500.
Estudante de Artes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), esta é a primeira mostra individual do artista, que começou a pintar há três anos, tendo experimentado anteriormente as técnicas óleo sobre cerâmica e spray sobre papel.
O talento e a habilidade no trato com a arte permitiu que Thiago Azevedo viajasse por alguns países da América do Sul. Na Argentina, por exemplo, o artista passou um ano e meio na cidade de Córdoba, vivendo da comercialização dos trabalhos que pintava. Também viajou pelo Paraguai e pelo Chile.
“Óleos” fica em cartaz no Espaço de Arte Márcia Sandes até o fim do mês de junho.
“Este é o primeiro de um projeto maior. É um ciclo que está se abrindo para amadurecer”, reflete Thiago sobre a exposição.
Redação e fotos: Eduardo Júlio (CCOM – MPMA)