https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

IMPERATRIZ – Curso sobre IA é ministrado para membros e servidores da Região Tocantina

Publicado em 31/10/2025 09:58 - Última atualização em 31/10/2025 09:58

Treinamento reuniu 53 participantes

O Ministério Público do Maranhão realizou, nesta quarta e quinta-feira, 29 e 30 de outubro, no Hotel Residence, em Imperatriz, um curso sobre Inteligência Artificial (IA) generativa, voltado para membros e servidores com atuação em Imperatriz e nos demais municípios da Região Tocantina.

A capacitação foi ministrada pelos juízes Felipe Damous e Rodrigo Otávio Terças Santos, integrantes do Comitê de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão. O treinamento foi realizado, anteriormente, nas regionais de São Luís e Timon.

Rodrigo Terças, Danilo de Castro, Fábio Meirelles e Felipe Damous

Damous apresentou um panorama geral das principais ferramentas de IA e destacou suas aplicações na prática jurídica. “É muito importante que o Ministério Público se modernize e entre de vez na era da inteligência artificial. É imprescindível a capacitação sobre o uso dessas ferramentas, que proporcionam ganhos em produtividade, qualidade de vida e racionalização do trabalho”.

Promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP), o curso abordou aplicações da inteligência artificial que podem contribuir para aperfeiçoar o trabalho.

Evento reuniu membros e servidores de Imperatriz e de comarcas da Região Tocantina

“Uma das prioridades da atual administração é a capacitação. Nos alegramos com o entusiasmo dos participantes nesse momento do Ministério Público”, afirmou o diretor da Seplag, Fábio Meirelles Mendes.

O procurador-geral de justiça Danilo de Castro agradeceu a participação dos promotores de justiça e servidores. “Todos os participantes estão assimilando conhecimentos para utilizar essa ferramenta de trabalho e com isso exerceremos melhor nossas atribuições. O futuro já chegou e temos que nos adaptar. Teremos um MP mais eficiente e produtivo”, avaliou.

Diretora das Promotorias de Justiça de Imperatriz, a promotora de justiça Glauce Malheiros destacou a importância da capacitação para a otimização do trabalho do MPMA. “Esse aperfeiçoamento em tecnologia tornará nossos trabalhos muito mais eficientes, com economia de tempo e resposta rápida para aquilo que os destinatários do nosso serviço esperam”, comentou.

Ferramentas da IA foram apresentadas no curso

Redação e fotos: CCOM-MPMA