O Ministério Público do Maranhão solicitou da direção da Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI) informações a respeito da fuga do detento André Lopes da Silva, ocorrida na última quarta-feira, 19. O promotor de justiça, titular da 5ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, Domingos Eduardo da Silva pediu que a direção da UPRI informe até esta sexta, 29, quais providências já foram tomadas sobre o caso.
O MPMA solicitou ainda que a Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) prestasse informações atualizadas do quadro efetivo de agentes de segurança, com a respectiva escala de trabalho e revezamento. O MPMA enviou cópia dos ofícios enviados à direção do presídio e à Sejap ao juiz titular da Vara de Execuções Penais de Imperatriz, Armindo Nascimento Reis Neto, para que sejam tomadas as providências que o caso requer.
Segundo o promotor de justiça Domingos Eduardo da Silva, não houve nenhuma comunicação oficial pela direção da UPRI sobre a fuga do detento. No entanto, o fato foi noticiado pela mídia local. O promotor afirma ainda que a imediata apuração do ocorrido se faz necessário no sentido de prevenir que novas fugas de internos ocorram. Ele alerta que a eventual omissão da administração prisional quanto à instauração de procedimento visando apurar o fato pode configurar de crime de prevaricação, nos termos previstos no art. 319, do Código Penal.
Redação: Idayane da Silva Ferreira (CCOM/ MPMA)