Programa reforça parcerias para 2015. Lançamento da campanha está marcado para o próximo dia 21
O Ministério Público do Maranhão obteve resultados positivos em 2014 com o projeto “Trânsito Seguro, Direito de Todos”, idealizado e executado a partir de maio do ano passado pela 7ª Promotoria Criminal de Imperatriz em parceria com vários órgãos públicos e a sociedade civil organizada. Segundo dados fornecidos pelo Samu, em 2014 houve uma diminuição de 14,5 % no número de acidentes de trânsito em relação a 2013. Ainda segundo informações do Samu, o número total de vítimas diminuiu em 10 % e o de vítimas que vieram a óbito, 7%.
A melhoria na sinalização do trânsito de Imperatriz contribuiu para a diminuição dos acidentes. No ano passado, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Trânsito no município (Setran), reforçou a sinalização semafórica, vertical e horizontal. Segundo dados fornecidos pela referida secretaria, foram implantadas 1.980 placas de sinalização, três conjuntos semafóricos, de sinalização horizontal em ruas, avenidas e cruzamentos, além da implantação de um corredor exclusivo para ônibus.
“São resultados que merecem comemoração, contudo, é preciso continuar trabalhando para que esses índices sejam ainda mais significativos.”, afirma o promotor de justiça Alessandro Brandão.
PARCERIA
Este ano, o MPMA conseguiu realizar mais parcerias para dar continuidade ao projeto, com a intensificação de campanhas educativas. Na última quarta, 14, o promotor Alessandro Brandão se reuniu com o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e com o secretário municipal de Trânsito, Cabo J Ribamar, além do diretor do grupo Mirante em Imperatriz, Alan Neto. Na reunião, realizada na sede das Promotorias de Imperatriz, as autoridades firmaram parceria com o MPMA e discutiram diretrizes e estratégias para a realização de campanhas educativas.
CONSCIENTIZAÇÃO
Na ocasião, as autoridades definiram que as campanhas buscarão mostrar a realidade da violência no trânsito da cidade, conscientizando os usuários dos riscos e consequências decorrentes do desrespeito às regras de trânsito seguro. De início, o foco será o respeito às preferências em cruzamentos, já que mais de 50 % dos acidentes em Imperatriz acontece por conta da invasão de preferenciais. Os motociclistas também serão grande alvo da campanha, já que representam mais 80% dos envolvidos em acidentes de trânsito na cidade.
Na oportunidade, Alessandro Brandão afirmou que o Ministério Público terá sempre uma atuação firme na busca por um trânsito em condições seguras. “A importância de se trabalhar também por uma sinalização de trânsito eficiente e moderna, bem como por uma fiscalização de trânsito atuante, firme e permanente são fatores essenciais para transformar o trânsito em um espaço mais humanizado e salvar vidas”.
O lançamento da campanha será realizado no dia 21, em local ainda a ser definido. A partir desta data, as campanhas educativas serão veiculadas na TV, rádio, jornais impressos e internet.
Redação: Iane Carolina (CCOM MPMA)