https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Lei Maria da Penha é discutida por comunidade escolar do Bacelar Portela

Publicado em 22/12/2016 14:26 - Última atualização em 04/02/2022 15:28

Foto 1 Lei Maria da Penha  discutida por comunidade escolar do Bacelar PortelaFoto 3 Lei Maria da Penha  discutida por comunidade escolar do Bacelar PortelaFoto 2 Lei Maria da Penha  discutida por comunidade escolar do Bacelar Portela  Na terça-feira, dia 20, a promotora de Justiça Especializada na Defesa da Mulher de São Luís, Selma Regina Sousa Martins, participou da culminância de um projeto realizado por estudantes do Centro de Ensino João Bacelar Portela, que faz parte da campanha “Maria da Penha em ação”, parceria do Ministério Público do Maranhão com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Ao longo do ano, os alunos estudaram o tema, buscaram dados estatísticos sobre a violência contra a mulher no Brasil e levaram conscientização e prevenção por meio dos trabalhos escolares.

Os resultados das pesquisas foram apresentados pelos estudantes do Bacelar Portela para um público formado por autoridades convidadas, alunos, professores e pessoas da comunidade.

Estamos trabalhando uma geração para que os novos lares que se formem sejam sem violência, com amor e respeito. O que se quer é a paz em casa e, através da prevenção feita em trabalhos como esse, pode-se vislumbrar um futuro melhor, sem violência”, ressaltou a promotora de justiça.

Nosso trabalho focou a violência doméstica, na qual a mulher é vítima. Nossa conclusão foi de que devemos mostrar às pessoas que há uma lei no país que defende as mulheres e elas devem denunciar”, explicou Samara da Silva, da 2ª série do ensino médio.

Thayla Cartágenes e os colegas da 3ª série do ensino médio apresentaram os índices da violência no Brasil, registrados em 2015. Segundo ela, a pesquisa chamou a atenção de todos. “São estatísticas alarmantes. A violência moral, tráfico de mulheres, violência patrimonial e psicológica representam 50% dos casos de violência no país. Os outros 50% são de violência física. Isso é grave”, alertou.

A turma da 2ª série apresentou uma performance teatral sobre a Lei Maria da Penha, que revelou ao público diferentes situações de violência. “As cenas retrataram o que ocorre muitas vezes no trabalho, em casa, com mulheres que sofrem agressão e têm medo de denunciar. A lição que fica é que mulher não é um objeto de agressão ou abuso; é um ser humano que precisa de respeito”, ressaltou a aluna Brenda Padro.

CAMPANHA

Lançada em 2012, a campanha “Maria da Penha em Ação – prevenção da violência doméstica nas instituições de ensino”, iniciativa das Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa da Mulher de São Luís, tem o objetivo de prevenir a violência doméstica por meio de palestras, concursos e outras atividades desempenhadas em instituições de ensino da rede pública.

Redação: CCOM-MPMA (com informações da Ascom Seduc)

Fotos: Ascom Seduc