https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Membros do MPMA participaram da abertura do ano judiciário

Publicado em 25/01/2023 13:43 - Última atualização em 25/01/2023 13:43

Autoridades participaram da sessão solene no Tribunal de Justiça

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, participou nesta quarta-feira, 25, no Tribunal de Justiça do Maranhão, da sessão solene de abertura do ano judiciário 2023. Dirigida pelo presidente do TJ, desembargador Paulo Velten, a cerimônia contou com as presenças de membros do Judiciário, do Ministério Público, da advocacia e dirigentes das instituições do Executivo, Legislativo e do sistema de justiça.

Também compuseram o dispositivo de honra o governador Carlos Brandão, o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reinaldo Soares da Fonseca, o defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, o desembargador Gilson Soares Lemes (ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais), o presidente da seccional maranhense da OAB, Kaio Saraiva, e o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, Holídice Barros.

Do Ministério Público do Maranhão, ainda participaram da sessão o subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos, Danilo de Castro, a corregedora-geral, Themis Pacheco de Carvalho, os promotores de justiça Ednarg Marques (chefe da Assessoria Técnica da PGJ) e Carlos Henrique Brasil Telles de Menezes (integrante da Assessoria Especial da PGJ).

Ao declarar aberto o ano judiciário, Paulo Velten destacou que o novo período deve ser encarado com otimismo e esperança, baseado na constatação de que as instituições republicanas estão unidas e saíram fortalecidas dos ataques do último dia 8 de janeiro contra as sedes dos três poderes em Brasília, de modo especial o Judiciário. “Ao invés de intimidarem, os ataques serviram para despertar o Poder Judiciário e os demais órgãos do sistema de justiça para a gigantesca responsabilidade que nos cabe de preservar as instituições democráticas em favor das atuais e futuras gerações, assegurando a soberania do voto popular, a ordem jurídica estabelecida, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição e as leis do país”, afirmou.

Redação e fotos: CCOM-MPMA